Para propagar melhor um produto, serviço ou instituição, não basta apenas conhecer ou ler sobre ele: é preciso vivenciá-lo ao máximo. Essa experiência foi proporcionada nesta terça-feira, 16, para cerca de 40 colaboradores que atuam no Call Center e na Central de Matrículas da Universidade Tiradentes (Unit). Divididos em dois turnos (manhã e tarde), eles fizeram uma visita guiada por todo o Campus Farolândia, onde puderam conhecer mais de perto os principais setores da instituição. A atividade foi planejada e conduzida pelo programa Unit Portas Abertas, que já faz um trabalho de relacionamento entre a Unit e as escolas de Ensino Médio da capital e do interior sergipano.
Os colaboradores começaram o tour pelo prédio da Reitoria, onde tiveram mais informações sobre a história e os valores da instituição, em seguida, passaram por locais como a Biblioteca Central Jacinto Uchôa, o Bloco D, os laboratórios de Saúde (Anatomia, CSIM, Fármaco e Microbiologia), de Química e de Eletrônica, além do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), do Centro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura (CTEA), do Complexo de Comunicação Social (CCS) e do Complexo Esportivo Valquírio Correia Lima.
Segundo o coordenador de Call Center da Unit, Nelson de Meneses Filho, a ideia da visita guiada partiu de uma provocação feita durante o Conexão 360º, evento que reuniu os setores de Marketing, Comercial e Relacionamento, em 6 de maio, quando os colaboradores foram instigados a conhecer mais a fundo o que a Unit tem a oferecer. “O Call Center é um setor fundamental, principalmente quando a gente fala no processo de captação de novos alunos. E a gente precisa mostrar para os nossos operadores qual é a estrutura que a nossa universidade oferece para os alunos. É para que, no momento do nosso atendimento, a gente fale com a propriedade de alguém que conhece o que a universidade fornece, de que alguém vivenciou e passe tudo com muito mais segurança, para que a gente consiga atrair e logicamente encantar todos aqueles que têm interesse em se matricular conosco”, disse.
O consultor Jefferson Mesquita, do Portas Abertas, explica que a visita buscou envolver e engajar os colaboradores que têm um contato diário e direto com os estudantes, dando a eles um olhar parecido com o que é apresentado aos alunos que visitam o campus. “A proposta é fazer com que esses colaboradores se sintam parte e entendam tudo que há na universidade”, diz ele, citando que a visita apresentou locais e serviços que muitas vezes não são conhecidos por muitos alunos e colaboradores. “A gente está falando de um organismo vivo que é a universidade. Isso aqui não para, é gigante. Se o nosso colaborador, que tem um contato direto com o aluno, começa a entender e se apropriar da universidade, a probabilidade de ser convertido nisso, pra que o aluno também se apaixone por isso aqui, é grande”, completa.
Chamando a atenção
Os visitantes estiveram ainda nos escritórios que sediam os núcleos de Carreiras de Relações Internacionais e de Pesquisa. E conheceram também as obras do novo Centro de Saúde, que está sendo construído junto ao estacionamento do Campus Farolândia para abrigar os ambulatórios e laboratórios dos cursos da área de Saúde, incluindo Medicina, Odontologia e Fisioterapia. Esta obra foi o que chamou mais a atenção da operadora de telemarketing Karine Almeida Vidal, que atua na área de captação para a Unit Pernambuco (Centro Universitário Tiradentes), no Recife (PE). “Eu achei maravilhoso e muito interessante. Acho que isso vai melhorar, facilitar no meu trabalho. me ajuda a saber passar mais informações, para quando os alunos virem tirar qualquer dúvida, a gente já tem mais conhecimento”, considerou.
Para o agente de relacionamento Gabriel Douglas Melo da Fonseca, que atua junto à modalidade Ensino à Distância (Unit EaD), as áreas que mais lhe atraíram foram a do Tiradentes Innovation Center, voltada à inovação e tecnologia, e o Farmácia Viva, que cultiva plantas e insumos utilizadas nas atividades do curso de Farmácia. “Foi muito bom para o conhecimento de todas as áreas que a gente possui dentro da Unit, para que a gente possa repassar para o aluno esse conhecimento sobre todas as áreas que a gente tem, desde a área institucional, quais os cursos que a gente possui, pós-graduação, graduação mestrado, até a instituição em si como localidade, laboratórios, área de esportes, todas essas partes. Tendo esse conhecimento, a gente consegue passar uma boa base para o aluno do que é a Universidade Tiradentes”, afirma.
Já a operadora Andrezza Silveira, que atua na área de captação para a Unit Sergipe, ficou mais impressionada com a estrutura do CCS, que reúne estúdios, ilhas de edição e laboratórios práticos dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Design Gráfico. “Eu achei uma experiência maravilhosa, porque a gente acabou conhecendo a Unit no geral. E obtive informações da universidade, de cada ambiente. É bom para levar essas informações para o nosso público, que é os nossos candidatos”, elogia.
Leia mais:
Pró-reitoria de Marketing, Comercial e Relacionamento se reúne em evento
Unit celebra Tempo de Casa com reconhecimento e gratidão aos colaboradores