ESTUDE NA UNIT
MENU

Colaboradores opinam sobre a importância do Innovation Center

Habituados a acompanhar o crescimento da Universidade Tiradentes, colaboradores acadêmicos e administrativos opinam sobre a importância do Innovation Center

às 18h53
Professor Domingo Sávio de Alcântara Machado
Professor Domingo Sávio de Alcântara Machado
Registro do ato inaugural na área externa do Innovation Center
Exemplo de uma peça confeccionada em impressora tridimensional
Compartilhe:

Há uma semana do ato inaugural que contou com a presença de personalidades convidadas e representantes do universo acadêmico, o Innovation Center disponibiliza uma agenda para um tour guiado por meio do qual o colaborador terá a oportunidade de conhecer todos os espaços e suas funcionalidades. Basta que os interessados formem grupos com cinco ou até 20 pessoas e faça um agendamento prévio.
O encantamento de quem auxilia cotidianamente no desenvolvimento das atividades administrativas pode ser demonstrado por colaboradores que prestigiaram o ato inaugural.
Ouvidor Geral do Grupo Tiradentes, o advogado Euler Almeida Costa reconhece que a inauguração do Tiradentes Innovation Center representa um significativo passo como diferencial competitivo para a sociedade sergipana e brasileira. “O que ocorre aqui representa um dos pilares mais importantes para a sustentabilidade da educação brasileira que é, junto a internacionalização, a inovação. Hoje, ou a educação trabalha com a inovação, ou fica para trás”, opina.
Diretor de TI do Grupo Tiradentes, Exon Machado de Souza afirma que a inauguração do TIC representa uma excelente oportunidade da transformação da sociedade sergipana e da região Nordeste.
“Esse centro vai servir como um catalizador de novos negócios e soluções voltadas para a educação. É o GT investindo forte no futuro, na construção de startups, trazendo os cursos e a academia para mais próximo do mercado, que é cada vez mais competitivo”, comenta Exon convicto de que o Tiradentes Innovation Center representa o elo de ligação para que os produtos saiam cada vez melhores e capazes de revolucionar a educação.
Com a startup Autism Growup, a professora e gerente de projetos Ingrid Schweter Ganda e sua equipe conquistou o prêmio de 1º lugar e transformou o projeto que apresenta uma solução de histórias sociais para crianças autistas na primeira startup a ser encubada no Innovation Center.
“Como colaboradora, é uma alegria muito grande ver o Innovation Center saindo do papel, se concretizando.  A Universidade Tiradentes, como sempre pioneira na inovação, oferece esse investimento para o estado e para toda a sociedade. Como empreendedora, me sinto muito feliz em ter a oportunidade de estar encubada com todo o suporte, infraestrutura e apoio para fazer a nossa empresa crescer”, pondera.
Também membro da equipe que transformou a startup Autism Growup num empreendimento promissor, a diretora do Unit Carreiras, Janaína Machado Tavares, considera o Innovation Center um ambiente de inovação que vai mudar não apenas a cultura da instituição, mas a cultura do estado. “Acredito que esse local irá impulsionar novos empreendimentos, novas soluções e o próprio estado. Isso vai ser muito bom para todos nós, e quem ganha é a sociedade sergipana. É um ambiente propício e que fomenta a inovação, o empreendedorismo e a criatividade. Isso é muito interessante e enriquecedor”, conclui.
Coordenador dos cursos de Informática, professor Fábio Santos diz que o TIC é mais que um marco. “Assim como foi o surgimento da própria universidade anos atrás, acho que este espaço representa um divisor de águas e, como sempre, com o DNA do nosso fundador, professor Uchôa, comprometido integralmente com a educação do nosso estado e da nossa região. É um momento histórico, e para mim uma alegria muito grande em estar participando dele”, revela.
O advogado e diretor do Departamento Jurídico do Grupo Tiradentes, Wilson Macedo Siqueira, considera que o empreendimento por si só já impressiona pela sua estrutura de vanguarda aliada às ferramentas tecnológicas que contribuem com amplas perspectivas de inovação para a mudança da educação.
“Representa uma grande ferramenta para melhorar a oferta do ensino superior no país a partir da Universidade Tiradentes. Nossos filhos hoje têm uma nova visão do que é a aprendizagem, então, a sala tradicional não é mais suficiente. Esse tipo de iniciativa que visa oferecer ao aluno o mundo através da tecnologia é muito importante para o aprendizado”, finaliza o professor Wilson.

Compartilhe: