Alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Alternativo, no município de Itabaiana, percorreram o caminho que muitos desejam ter como rotina a partir do próximo ano: a Universidade Tiradentes (Unit), campus Farolândia, em Aracaju. Em mais uma atividade do programa Portas Abertas, a Unit recebeu, na manhã de terça, 5, estudantes curiosos e interessados em vivenciar a experiência universitária em uma das mais conceituadas unidades educacionais de ensino superior do país.
Sem esconder a predileção pela visita aos laboratórios do curso de Medicina, a aluna Amara Tavares da Costa define como maravilhoso o momento de imersão ao mundo universitário. “Minha experiência aqui tem sido muito interessante. Eu acho que expandir um pouco os nossos horizontes quando a gente vai entrar na universidade é muito importante, porque na dinâmica de vestibular e tudo mais, às vezes, a gente acaba preso na rotina, e isso acaba sendo um pouco desgastante. Então, quando a gente vem, a gente vê as pessoas realizando o que a gente está sonhando agora, e vê a dinâmica toda diferente, ainda mais motivada para estudar. E a Unit, no geral, ela tem uma estrutura muito boa, todas as profissionais foram muito gentis com a gente. Eu quero Medicina e a visitas aos laboratórios foram maravilhosas, fiquei me tremendo toda”, afirma.
Para a aluna Alana Brito Cunha, a visitação chega a aumentar a ansiedade e alimentar o sonho de se tornar parte da universidade. “Estou gostando muito da vista, de conhecer mais cada espaço, pois já estive aqui para o vestibular no meio do ano. E é muito legal se imaginar aqui, principalmente porque estamos na reta final, aumenta a ansiedade e a nossa expectativa de se tornar universitária. Estou muito feliz em fazer parte desse momento, um pouco nervosa, mas empolgada com tudo”, afirma Alana.
A turma formada por cerca de 60 alunos visitou a Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça, o Tiradentes Innovation Center e os laboratórios dos cursos de Medicina e Engenharia. “Boa parte dos nossos alunos pretendem estudar aqui na Unit. Essa é a primeira vez que eles visitam a Unit dessa forma minuciosa. O programa Portas Abertas é importante porque a gente tem esse perfil de que a universidade é um mundo diferente da escola, do Ensino Médio, e essa interação é boa porque eles conhecem ainda o que é que eles vão ver na frente. Então, eles já tem uma noção de como é que é a universidade, de como é que vão estudar, e isso é muito interessante e proveitoso para os alunos”, declara Edvanilson Cardoso, professor de Química.
Leia mais: Colégio Elite faz visita guiada pelo campus Unit Farolândia