ESTUDE NA UNIT
MENU

Começa a Jornada de Mobilização da Unit

Aberta oficialmente na noite dessa segunda-feira, 17, a Jornada de Mobilização Pedagógica representa o reinício das atividades letivas da Universidade Tiradentes

às 20h24
A abertura Jornada Pedagógica do segundo semestre ocorreu no terraço da Biblioteca Central da Unit e, bastante concorrida, apresentou como tema norteador “Ensino superior: qualidade, mobilização de conhecimentos e ensino reflexivo.
O palestrante André Torreta
O palestrante André Torreta
Veterana, a professora Adelina Lumbambo destaca a importância da Jornada.
Egresso, o professor
O professor Cássius Gomes recebe do professor Uchôa
Compartilhe:

O tema propõe uma reflexão que norteie os principais autores do processo de ensino/aprendizagem a respeito da qualidade acadêmica pelos indicadores do Inep/MEC e a maneira como este docente pode contribuir para uma ação reflexiva do ensino.

É através da capacitação que os docentes adquirem aperfeiçoamento necessário para introduzir novos métodos de aprendizado que sejam úteis aos alunos da IES sergipana, instituição que ao completar seus 55 anos, é reconhecida como uma das melhores da região nordeste.

Durante a solenidade de abertura professores veteranos como a coordenadora do Campus Propriá, professora Adelina Amélia Lubambo de Britto de o egresso da instituição Jefferson Menezes de Souza que inicia suas atividades como docente do curso de Direito, manifestam suas opiniões sobre a Jornada.

“Esse é um momento de integração e de troca de experiência com os professores veteranos e os calouros que aqui chegam para que possamos conhecer o que cada um de nós, professores podemos trazer para a sala de aula”, sugere a professora Adelina.

“É um sonho realizado voltar para a instituição que é responsável pela minha formação acadêmica e profissional. Acabei de sair do Mestrado em Direitos Humanos daqui da Unit e com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, creio que precisamos muito da pesquisa para manter esse padrão de qualidade que a instituição tem sob o olhar do MEC”, pondera o professor Jefferson Menezes de Souza. Ele considera que a maior finalidade da Jornada Pedagógica é colocar toda a equipe de docentes em sintonia para que os alunos tenham na sala de aula o melhor à sua disposição.

O publicitário baiano André Torreta abriu oficialmente a Jornada e na oportunidade falou sobre o tema “Educação Superior: qualidade, mobilização de conhecimentos e ensino reflexivo” Durante sua fala o palestrante destacou ações cotidianas. “É importante que tenhamos consciência do todo porque a universidade é apenas um pedaço desse todo na vida de cada um. E o resto da vida é a bagagem cultural representada pela forma como a pessoa enxerga os seus valores. E o professor é aquele indivíduo que interfere nisso”, salienta o palestrante.

“Nos preocupamos com formação docente continuada o que representa um diferencial competitivo em relação às demais IES. À cada semestre estamos renovando e atualizando aqueles que já estão conosco há algum tempo” justifica a Diretora de Graduação, professora Arleide Barreto.

“A Superintendência Acadêmica pensa esse evento que já é consolidado, junto com as unidades do Grupo Tiradentes criando esse ambiente de incorporação dos novos professores”, acrescenta o Superintendente Acadêmico, professor Temisson José dos Santos.

“Tradicionalmente, à cada início de semestre promovemos a Jornada Pedagógica onde reunimos todos os professores para fazer uma acolhida e nessa acolhida temos uma semana muito rica de debates”, pondera o Superintendente Geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior.

Durante a abertura oficial da Jornada de Mobilização Pedagógica foram prestadas homenagens ao professor Cássius Gomes de oliveira por despontar como Embaixador da plataforma criada a partir da parceria entre a Unit e a empresa Google através da Google For Education.

Acesse aqui e acompanhe toda a programação da Jornada que prossegue até o dia 21.

 

Espaço destinado ao aperfeiçoamento

O Núcleo de Desenvolvimento Docente que a Unit implanta neste segundo semestre letivo caracteriza um ambiente onde o docente pode atualizar o projeto pedagógico do seu curso, bem como as novas tecnologias e atualização de práticas docentes e compartilhamento entre outros docentes, mudanças nas medidas de eficiência, forma de avaliar de maneira contínua para observar os déficits de aprendizagem dos alunos e poder, em tempo, corrigir esses déficits para dar uma formação mais adequada ao aluno.

Compartilhe: