ESTUDE NA UNIT
MENU

Começa o 17º Ensecom


às 16h29
Compartilhe:
Gilvan Fontes, reconhecido pela trajetória na comunicação sergipana

Gilvan Fontes, reconhecido pela trajetória na comunicação sergipana

O Encontro Sergipano de Comunicação, idealizado pela coordenação dos cursos de Comunicação da Unit, é aberto oficialmente prestando homenagens ao comunicador Gilvan Fontes pelos 50 anos de profissionalismo.

Consolidado pela trajetória de eventos anteriores capazes de reunir renomados expoentes da comunicação de diversos Estados brasileiros, o 17º Encontro Sergipano de Comunicação traz na atual versão, um programa eclético, construído a partir da sugestão de docentes e discentes. Logo na abertura do evento, ocorrida na noite dessa segunda-feira, 19, no Auditório Padre Melo, Campus Aracaju Farolândia, foram prestadas homenagens ao jornalista Gilvan Fontes que comemora 50 anos de atuação. Natural da cidade de Itaporanga D’Ajuda, quando veio para a capital nos idos de 1962 trazia na bagagem a determinação de trabalhar no rádio sergipano. O sonho do então aprendiz de comunicador começou a se transformar em realidade em 1963, quando ao lado de ícones do rádio como o saudoso Silva Lima, passou a exercer a profissão motivado, muito mais pela vontade de aprender, do que pelo conhecimento das técnicas adquiridas ao longo da sua trajetória.

O homenageado lembra com saudosismo dos tempos primeiros, mas não descarta a importância do conhecimento científico adquirido com a implantação por parte da Unit dos cursos de Comunicação.  E quando perguntado sobre um dos momentos que mais marcaram sua trajetória de cinco décadas, Gilvan Fontes não titubeia em dizer da sua satisfação em ter sido o percussor da televisão sergipana.

Auditório lotado na abertura do evento

Auditório lotado na abertura do evento

Convicta de que o trabalho realizado em equipe garantiu o sucesso da abertura do 17º Ensecom, a coordenadora do curso, professora Valéria Bonini revela que este é o momento em que a teoria e a prática se fundem, dando lugar ao conhecimento sobre as atividades desenvolvidas por profissionais como a publicitária paulistana, convidada para a conferência de abertura, Débora Emm.

Proprietária da agência Inesplorato, Débora trouxe na bagagem informações importantes para a academia, mostrando aos alunos como se posiciona o mercado publicitário diante da competitividade acirrada pela capacidade de criação dos profissionais que cobram de si mesmo e cada vez mais conhecimentos específicos.

A professora e diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento compreende que momentos como esse em que a instituição oferece aos seus acadêmicos um panorama da atuação do profissional, como de grande importância de vez que, especialmente nos meios de comunicação, as ações têm sido cada dia mais emergenciais. De comum acordo com a opinião da professora Ester, o coordenador de Extensão, professor Gilton Kennedy Souza Fraga acrescenta que sem as ações extensionistas desenvolvidas sistematicamente através do seu departamento, seria impossível aproximar o aluno da realidade profissional a qual ele se propõe.

Mesa composta por professores e convidado

Mesa composta por professores e convidado

Durante o discurso de abertura do 17º Ensecom, o professor Uchôa ressaltou a gratidão pessoal e o prazer de ver a Unit – através da coordenação dos cursos de Comunicação -reconhecer, em vida, a trajetória competente e ética do homenageado Gilvan Fontes.
Acompanhe a programação acessando  https://ww3.unit.br/ensecom2013/programacao/

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: