ESTUDE NA UNIT
MENU



Como cultivar hábitos de leitura em meio ao mundo digital

Professora tutora compartilha insights sobre a importância da leitura no contexto do ensino a distância

às 13h27
Mirilene Rodrigues- professora tutora
Mirilene Rodrigues- professora tutora
Compartilhe:

No cenário contemporâneo, onde telas e dispositivos eletrônicos dominam, o hábito de leitura emerge como uma bússola para a sabedoria e o conhecimento. Especialmente no contexto do Ensino a Distância (EAD), cultivar hábitos de leitura assume um papel crucial para aprimorar a experiência educacional dos estudantes.

Nessa busca por compreender os meandros dessa jornada literária em meio ao mundo digital, a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues, compartilha sua perspectiva sobre os benefícios da leitura regular e estratégias eficazes para integrá-la ao ambiente online do EAD.

“Ler não apenas desenvolve a comunicação e o senso crítico, mas também estimula a criatividade, amplia os horizontes e aprimora habilidades interpretativas e de escrita. A leitura se torna um portal para o conhecimento diversificado, enriquecendo a mente com ideias e perspectivas multifacetadas. No contexto do EAD, onde a autonomia é essencial, a leitura emerge como uma ferramenta fundamental para a construção sólida de conhecimento”, destaca.

A leitura como ponte no ensino a distância

A absorção do conteúdo no EAD pode ser potencializada pela prática da leitura constante. “Seja qual for o caminho que se siga a fim de obter e aprimorar os conhecimentos, não dá para não estar aliado a leitura, já que é condição sine qua non (do latim: sem a/o qual não pode ser) no processo de estudos. Nesse ínterim é necessário estar realmente presente, pois não adianta ler sem conseguir compreender e assimilar aquilo que se ler”, orienta.

Em um ambiente virtual repleto de informações, a leitura atua como uma ponte interativa entre professores e alunos, permitindo uma troca enriquecedora de conhecimento. 

“No EAD, o uso da internet e dos meios tecnológicos são boas ferramentas já que tornam o acesso à educação mais atrativo, interativo, diversificado e contribui significativamente para a retenção dos conteúdos pelos alunos. Tendo em vista que, atuam como ‘pontes’ que intermediam e facilitam o processo de aprendizagem, de trocas entre professores e alunos de forma geral, e podemos usar ao nosso favor”, elenca. 

Superando as distrações tecnológicas: estratégias para nutrir o hábito de leitura

No entanto, o desafio da tecnologia também se faz presente no mundo da leitura. “Com as evoluções tecnológicas muito foi modificado no âmbito da leitura, são várias as distrações a competir. Se antes havia um interesse na leitura através dos livros, do folhear, do cheiro, dos prazeres e viagens que esse hábito proporciona, atualmente temos os conteúdos de livros digitais, os e-books facilmente acessados em várias plataformas digitais competindo com outros meios e redes sociais”, enfatiza.

Com a celeridade e constância em novas informações, alguns hábitos também se modificam, em muito não se permite mais tanto tempo nessa prática tão importante. “Tem que ser superficial, breve, acelerado, pronto! E nesse contexto uma estratégia viável é se adequar ao processo tecnológico, sem perder a essência e qualidade das boas práticas. É desafiador de fato, se considerar que requer o interesse e escolha pessoal em optar por uma boa leitura, a outras ações (memes, reels, posts) de certo mais rasas. Mas, nada tira o prazer de uma boa leitura, é só tentar”, aconselha.

A formação de leitores enfrenta obstáculos comuns, como falta de paciência, distrações constantes e pressão do tempo. “Para tanto, a democratização do acesso aos livros é fundamental. Assegurar o acesso aos livros é condição fundamental para criação do hábito de leitura, seja físico ou virtual. Na Universidade Tiradentes contamos com um vasto acervo nas nossas bibliotecas nos campi, como também nas plataformas virtuais disponíveis pelo Magister e Sagah, de fácil acesso aos nossos alunos”, elenca.

Integrando o saber ao ambiente online

Além das tradicionais estratégias de leitura, a professora compartilha táticas específicas para otimizar a leitura no contexto online do EAD. “Algumas dicas são válidas para auxiliar no processo de leitura, seja fazer anotações durante o processo de estudo, ler em voz alta, pesquisar palavras que não entendeu, interpretar, se envolver, contar um pouco do que leu para outra pessoa e fazer resumo”, conta. 

Outro ponto é usar a tecnologia em benefício próprio, assim como é acessível meios de distração também o são meios de boas leituras nos canais e plataformas virtuais, e assim dispor um tempo para essa prática, definir um cronograma, com temáticas e horários de estudos na rotina.  “No EAD pode contar com todo um suporte virtual em caso de dúvidas e se necessário com sugestões de leituras relevantes e confiáveis, a qual acessar, interagir e tirar dúvidas através do AVA são possibilidades práticas e viáveis”, orienta.

Em um mundo inundado por distrações digitais, a prática consistente da leitura emerge como um ato de empoderamento. “Confiar em seu próprio potencial é essencial”, aconselha a professora tutora. Ao fazer da leitura uma aliada em sua jornada educacional, os estudantes se equipam com as ferramentas necessárias para navegar com sucesso nos desafios acadêmicos e profissionais, construindo uma base sólida de conhecimento e habilidades.

Leia também: Desvendando a sinergia com Apps e EAD: a arte da colaboração

Compartilhe: