ESTUDE NA UNIT
MENU

Como tornar seu negócio sustentável?

Marketing sustentável é uma das estratégias

às 01h45
Imagem Freepick
Imagem Freepick
Compartilhe:

A pandemia do novo coronavírus não intimidou o empreendedorismo brasileiro. Dados do Ministério da Economia de fevereiro mostram que o número de empresas abertas no Brasil supera as fechadas em 2,315 milhões em 2020. Ao todo, 3,359 milhões de novos negócios foram abertos e 1,044 milhão encerrados, um saldo positivo com alta de 6%.

Diante desse cenário, como fazer a empresa crescer? Investir na sustentabilidade pode ser alternativa. Definido como ações que podem gerar imagem positiva para a empresa por sua atuação real em favor do meio ambiente e da sociedade, o marketing sustentável é uma das estratégias.

O coordenador operacional dos Cursos de Administração e Comunicação da Universidade Tiradentes Sergipe, José Walter Santos Filho, explica que o conceito de sustentabilidade nas empresas está baseado na conciliação de lucro e rentabilidade com respeito ambiental e alto valor sociocultural.

“Em pesquisa realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, os principais motivos que têm levado as microempresas a adotarem práticas sustentáveis são preservação ambiental (67%); redução de custos (20%); marketing e propaganda (3%); exclusivamente para cumprir a legislação (2%); e outros motivos (7%). Para serem mais sustentáveis, as empresas devem praticar medidas como busca de eficiência energética, uso eficiente de água, gestão de resíduos, apoio à comunidade local, entre outras voltadas aos conceitos da sustentabilidade”.

A comunicação interna e o debate sobre benefícios de práticas sustentáveis também são dicas de como iniciar a sustentabilidade na cultura interna do estabelecimento.

“Para ser ecologicamente viável, é preciso  reduzir os desperdícios, ter mais consciência no uso  de água e energia, gerar menos resíduos, fazer a separação e destinação de cada resíduo, comprar matéria-prima com procedência. Manter funcionários com salários justos e boas condições de trabalho, desenvolver a inclusão da comunidade do seu entorno nas atividades da empresa também  trazem bons resultados”.

Compartilhe: