ESTUDE NA UNIT
MENU

Complexo esportivo da Unit recebe 23º Olimpíadas das Apaes

Até o próximo sábado, 10, o complexo esportivo receberá atletas para competições de atletismo, natação, basquete, futsal e futebol society.

às 14h59
Compartilhe:

As competições da 23ª Olimpíada das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) – Edição Nacional, na Universidade Tiradentes (Unit) já começaram. Nesta terça-feira, 6, mais de 700 paratletas participam das partidas de basquete, futsal e futebol society. Até o próximo sábado, 10, o complexo esportivo receberá ainda mais atletas para competições de atletismo e natação. Ao todo, são mais de 1500 competidores de todos os estados do Brasil e Distrito Federal.

“Esse é um momento muito esperado. Desde 2019, a 23ª Olimpíada das Apaes já estava programada, mas com a pandemia, sem poder trazer o evento em 2020, e agora, conseguimos. É um evento de socialização e integração muito importante. É uma bandeira que a Unit defende bastante. Com os jogos da Apae, que é uma instituição muito séria e essencial para o Brasil. E receber no nosso complexo esportivo todos esses alunos do Brasil inteiro é gratificante”, diz o coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen.

Para a técnica do time feminino de basquete da Apae Piauí, Samara Pinheiro, o esporte ajuda em diversos aspectos. “Não é só por questão de ganhar, mas de promover a interação entre eles. É um momento de convívio social. São várias pessoas com deficiências diferentes se encontrando. E é uma superação. A gente acompanha a evolução deles, muitos alunos têm paralisia cerebral e tinham a maior dificuldade de segurar a bola e de correr, então é uma alegria estar aqui com eles”, afirma.

“É a minha primeira vez competindo no basquete e vai ser muito bom participar dessa experiência nova. Estou na expectativa de conseguir a vitória junto com os meus colegas do time. Estou gostando muito da interação com as outras pessoas, conhecer gente nova participando do esporte. É muito bom aprender coisas novas. O esporte mudou a minha vida”, ressalta a paratleta Eliane dos Santos Reis.

Sobre as Olimpíadas

Promovida desde 1973 pela Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), as Olimpíadas Especiais das Apaes têm como objetivo estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer.  A primeira edição nacional aconteceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e o último estado a sediar o evento foi Rio Grande do Sul, em 2018, na cidade de Canoas.

 

Leia também: Práticas Pedagógicas levam esporte para a Praia de Aruana

Compartilhe: