ESTUDE NA UNIT
MENU

Práticas Pedagógicas levam esporte para a Praia de Aruana

O evento envolveu estudantes do 1º ao 8º período do curso de Educação Física em atividades esportivas como vôlei e queimado.

às 19h35
Compartilhe:

Vôlei, futevôlei, beach tennis e queimado foram as atividades desenvolvidas pelo evento Práticas Pedagógicas na Praia do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit). Realizado no último sábado, 26, na Praia de Aruana, oportuniza os estudantes do 1º ao 8º período vivenciarem os conhecimentos e agregarem aprendizagem orientada para o exercício e inserção em diferentes contextos.

“Práticas Pedagógicas na Praia são jogos e esportes praticados na areia. Nós realizamos esse projeto semestralmente. É uma oportunidade dos alunos vivenciarem práticas que eles aprendem e constroem durante o semestre nas disciplinas. Também permite a integração entre os estudantes e isso fortalece a coletividade do curso”, explica o coordenador operacional do curso de Educação Física, Antenor Neto.

Para ele, o evento é essencial para a formação do estudante. “O momento tem uma importância muito grande, pois trabalhamos de forma interdisciplinar, além de colocarem em prática, numa vivência real, o aprendizado que adquirem dentro da universidade. O respeito às regras e aos colegas, a integração e a  união são valores muito presentes em momentos como esse”, reforça.

A estudante do 8º período de Educação Física (bacharelado), Shirleny Alves Lopes, fez parte da organização do beach tennis. “Através da experimentação desenvolvemos habilidades e competências específicas, além das ações que estabelecemos, que nos traz autonomia, responsabilidades e respeito por meio das práticas pedagógicas”, diz.

“A relação entre aluno e professor, em um momento de descontração, é de fundamental importância nesse processo, sendo a prática mediada e situada em um espaço, tempo e organização educativa, com qualidades que nos levam ao coletivo.  Isso é o que as práticas pedagógicas nos trazem: refletir sobre as dimensões e intervenções em toda a trajetória dentro e fora da universidade em nossa vida acadêmica”, conclui.

O evento

O evento de Práticas Pedagógicas é um projeto consolidado do curso de Educação Física que acontece desde 2012 duas vezes por ano (um a cada semestre). Os alunos têm a oportunidade dos alunos vivenciarem os conhecimentos e agregarem aprendizagem orientada para o exercício e inserção em diferentes contextos profissionais, institucionais, sociais e multiprofissionais inerentes à sua área de atuação.

Além disso, é uma das atividades de extensão que promove a integração e interação entre professores, acadêmicos e a comunidade, ampliando horizontes para além da sala de aula, favorecem o relacionamento entre grupos e a convivência com as diferenças sociais, além de propiciar importantes trocas, tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional.

 

Leia também: “Conhecimento nunca se perde”, declara estudante de Educação Física

Compartilhe: