ESTUDE NA UNIT
MENU

“Conhecimento nunca se perde”, declara estudante de Educação Física

Com sede de conhecimento e garra para aprender, estudante aproveita oportunidades na Unit para se especializar.

às 12h40
O estudante do 4º período do curso de Educação (licenciatura), Savio Canuto Vieira Santos.
O estudante do 4º período do curso de Educação (licenciatura), Savio Canuto Vieira Santos.
Compartilhe:

O estudante do 4º período do curso de Educação Física (licenciatura), Savio Canuto Vieira Santos, ingressou na Universidade Tiradentes (Unit) através do Programa Universitário para Todos (ProUni). Inspirado por seus professores de escola, sempre sonhou em lecionar, e ao iniciar a graduação confirmou o desejo. Os próximos passos para chegar à docência, ele já sabe quais são: mestrado e doutorado.

Foi no ensino fundamental que o estudante aprendeu que Educação Física não é só ‘jogar bola’. “Meus professores não me ensinaram só futebol, handebol e vôlei. Eles me ensinaram o conceito de cada esportes, a importância, a valorização histórica, falavam dos eventos mais famosos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e falavam quanto representavam para o nosso mundo”, conta.

Quando teve que escolher a carreira, ele já sabia o que queria: Educação Física, mas por conta da resistência dos pais, decidiu cursar Física Médica. Após dois períodos, decidiu que era hora de seguir outro caminho. Saiu do curso e através do ProUni, entrou na Unit.“A primeira reação dos meus pais foi negativa. Depois que eles foram aceitando, viram que Educação Física tem um leque de oportunidades. Pode trabalhar tanto com crianças, jovens e adultos e também na natação, pilates, entre outras modalidades”, diz o estudante.

Para Sávio, ainda que tenha ingressado na graduação dos sonhos, a paixão por estudar ainda o move. “Conhecimento nunca é demais, sempre agrega e nunca ninguém vai lhe tirar. Por isso, depois de fazer Educação Física, pretendo fazer mestrado na área de fisiologia e doutorado. Quero fazer tudo o que for da área do conhecimento, não parar de estudar, fazer pós, pós-doc… Só paro, finalmente me sentindo realizado, depois que for professor universitário”, enfatiza.

“Ensinar é uma dádiva maravilhosa e isso também nunca se perde. Eu acho bonito os professores que valorizavam ensinar, para mim e para os outros. É bonito e brilha os olhos ouvir os professores que têm esse desempenho e dizem: ‘eu quero ensinar para vocês porque eu sei que no futuro vocês vão virar alunos exemplares, profissionais exemplares’. Por isso, quero ser professor e a oportunidade vem com a graduação”, acrescenta Savio.

De acordo com ele, a Unit é essencial na sua trajetória. “A Unit tem um campus muito grande. Eu não sabia que era tão grande assim na época, na parte de Educação Física, pois ela tem estrutura, dá alicerces. Os professores são maravilhosos, sem dúvida, e dão oportunidades. A Unit hospeda você na parte de pesquisa e extensão. Tudo isso vai agregar muito para o que eu quero me tornar no futuro”, conclui.

 

Leia também: Estudantes participam de visitas técnicas à Mostra Aracaju 2022

Compartilhe: