V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Estudantes participam de visitas técnicas à Mostra Aracaju 2022

Durante as visitas à Mostra Aracaju, os estudantes conheceram os diversos ambientes assinados por arquitetos sergipanos.

às 11h38
A aluna Hellen Thammy Jesus Santos.
A aluna Hellen Thammy Jesus Santos.
Visitação dos estudantes à Mostra Aracaju 2022.
Visitação dos estudantes à Mostra Aracaju 2022.
Visitação dos estudantes à Mostra Aracaju 2022.
Visitação dos estudantes à Mostra Aracaju 2022.
O estudante do 8º período, Mateus Macêdo.
Compartilhe:

Mais de 200 estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade Tiradentes (Unit) participam de visitas técnicas à Mostra Aracaju 2022. A atividade é proposta pelas disciplinas de estúdio de fundamentos do projeto, análise e composição da forma, ateliê de institucionais, ateliê de vertical e paisagismo. A casa que recebe o evento foi projetada em 1975 pelo arquiteto Osíris, famoso por suas icônicas obras.

“Atividade de observação de vários ambientes com seus diversos materiais, mobiliários, obras de arte e artesanato, inovações, tendências do mercado, além das possibilidades de soluções. Também é importante que os alunos percebam na prática o que a ambientação promove em relação às sensações passadas para o homem a depender da proposta projetual”, explica a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Dora Neuza Leal Diniz.

“Um momento essencial na formação profissional, porque se trata de uma visão prática de uma das tantas possibilidades no mercado de trabalho para o arquiteto e urbanista. E também muito real, já que ele observa que vários egressos do nosso curso é que estão na Mostra Aracaju 2022 expondo as suas ideias e projetos”, acrescenta.

A aluna do 2º período de Arquitetura e Urbanismo, Hellen Thammy Jesus Santos, ficou animada com a visita e todos os detalhes de cada ambiente percorrido. “Eu fiquei bastante surpresa e encantada com a riqueza de elementos em cada espaço e como cada um possuía sua identidade, exatamente como cada arquiteto quis se expressar e desenvolver ambientes modernos, bonitos e funcionais, pensando em cada detalhe para compor o projeto”, conta.

“Mesmo ainda estando no início da minha vida acadêmica, acredito que a visita teve muito a acrescentar na minha concepção de espaços, ter uma mente mais ampla em conhecimento de diversos setores para se produzir um projeto e principalmente na minha descoberta de estilo, que eu acredito que cada arquiteto possui o seu e não que isso impeça dele trabalhar em outros tipos, que é o que eu vi na Mostra, a diversidade que podemos executar como profissionais futuramente”, destaca a estudante.

Os elementos da casa também chamaram a atenção do estudante do 8º período, Mateus Macêdo, entre eles os ambientes assinados por Herta Dantas, Jéssica Ferreira, Gil Apolinário, Gilvan Acciolli, Edney Evangelista e Lilia Duarte. “Foram projetos onde eu consegui me identificar, senti vontade de estar e vivenciar de fato aquele espaço. Todos pensaram no uso, em inovações e trouxeram um conceito pensado em algo/alguém, que foi muito bem estudado e executado”, conta.

Para ele, a parceria da Unit com a Mostra lhe deu a oportunidade de visitar um evento de referência da área. “Consegui passar por todos os ambientes e analisar as tendências e inovações da minha futura área de trabalho, o que foi bastante enriquecedor profissionalmente. Essas experiências fora da sala de aula complementam bastante o aprendizado pelo fato de poder ver e analisar os diversos conceitos escolhidos por arquitetos e designers da nossa região para compor seus projetos”, afirma o futuro arquiteto e urbanista.

A casa

A casa que receberá a Mostra Aracaju 2022 fica no bairro Treze de Julho, zona nobre de Aracaju, mais precisamente na Avenida Beira Mar, importante via da cidade, às margens do Rio Sergipe. Teve sua obra iniciada em 1975 para uma família sergipana, projeto do grande arquiteto Osíris, muito conhecido por suas icônicas casas na cidade. Foi, durante 25 anos, sede da Secretaria de Estado de Justiça.

Ambiente instagramável

Além da casa aberta para visitação, a 11º Mostra Aracaju terá um lounge no Shopping Jardins, com ambiente instagramável idealizado pelo estudante vencedor do concurso ‘Espaço Instagramável para a Mostra Aracaju 2022’. O ganhador deve criar um espaço que desperte interesse dos transeuntes do shopping para que registrem a visita através de fotos e/ou vídeos do local e compartilhem em suas redes sociais.

 

Leia também: Estudante de Arquitetura e Urbanismo vence concurso

Compartilhe: