ESTUDE NA UNIT
MENU

Conduta Consciente doa 22 toneladas de lixo seco para Care

Quantidade coletada na Universidade Tiradentes compreende período entre maio e dezembro de 2013

às 20h05
Compartilhe:
Balcão foi uma das aquisições do Programa em 2013

Balcão foi uma das aquisições do Programa em 2013

Vinte e duas toneladas de lixo seco foram coletados entre maio e dezembro de 2013 na Universidade Tiradentes, através do Conduta Consciente, programa de conscientização ambiental da instituição. A quantia significativa recolhida semanalmente durante sete meses nos setores da universidade foi destinado a Cooperativa de Catadores Autônomos de Aracaju (Care). A parceria entre Unit e Care surgiu em 2009 – ano da criação do Programa – e atualmente beneficia mais de 100 famílias associadas à cooperativa.

“É um número bastante expressivo, o que demonstra que a ordenação da coleta seletiva no campus Farolândia vem apresentando resultados positivos. Nosso papel é ambiental e, principalmente, social. Se tivéssemos que pagar para o descarte dessas 22 toneladas de material reciclável precisaríamos desembolsar R$ 2.090 mil. Porém, aqui no Conduta Consciente, o maior ganho se atribui a questão da sustentabilidade. A medida em que devolvemos os materiais para a cadeia produtiva, menos recursos naturais precisarão ser explorados da natureza, serão utilizados menos água, energia, combustíveis fósseis”, informa a coordenadora do programa na Unit, professora Luciana Rodrigues.

Em 2013, o Programa Conduta Consciente avançou em muitos aspectos. Dentre eles estão os investimentos feitos com sinalização; aquisição de tambores para coleta de lixo; inserção de balcões no minishopping do campus Aracaju Farolândia para separação dos materiais; contêineres para armazenamento e recolhimento dos materiais; caixas de papelão específicas para material seco em todos os setores administrativos da universidade; caixa coletora de banner; papa pilhas nos campi Farolândia, Centro, Estância, Itabaiana, Propriá e na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Maceió-AL; criação da Central da Coleta Seletiva para armazenar o lixo a ser doado; uma pessoa responsável pela coleta do material na instituição; e uma balança para pesar todo o lixo recolhido.

Luciana Rodrigues: “Nosso papel é ambiental e, principalmente, social”

Luciana Rodrigues: “Nosso papel é ambiental e, principalmente, social”

“Em média, conseguimos juntar por semana cerca de três toneladas de lixo seco. Porém, ainda falta maior participação da comunidade acadêmica. Aos poucos, nossa intenção é conscientizar as pessoas em relação a este trabalho”, ressalta Luciana.

Papel, caixa de papelão, plástico são alguns dos materiais coletados para doação. A gráfica da Unit, por exemplo, é uma das maiores doadoras. “Antes mesmo da criação do Programa Conduta Consciente, a gráfica já doava os materiais para a Care. E depois, só unimos uma coisa a outra”, acrescenta Rodrigues.

GACC

Em abril do ano passado, a Universidade Tiradentes também fechou parceria com o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC). Todos os banners descartados pela instituição são doados para o Grupo. Com o material, a equipe do GACC confecciona bolsas e os recursos captados a partir das vendas do que é produzido são revertidos para as próprias ações do Grupo. “É a Unit contribuindo para a formação cidadã e para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta”, acrescenta a docente.

PRÓXIMOS PASSOS

Em 2014, outras atividades serão realizadas na instituição através do Programa Conduta Consciente. “Realizaremos  ações mais efetivas com os alunos, além da segunda Semana de Sustentabilidade”, reforça a docente.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: