V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Conferência Internacional Guide

Inscrições para apresentação de trabalho podem ser feitas até 31 de agosto

às 13h22
Profª Dra. Jucimara Roesler Diretora de Educação a Distância da Unit, é uma das conferencistas do GUIDE
Compartilhe:
Profª Dra. Jucimara Roesler Diretora de Educação a Distância da Unit, é uma das conferencistas do GUIDE

Profª Dra. Jucimara Roesler, diretora de Educação a Distância da Unit, é uma das conferencistas do GUIDE

Pesquisadores interessados em apresentar trabalho científico na 8ª Conferência Internacional Guide têm até o próximo dia 31 de agosto para fazer a inscrição. Promovido pela Guide Association – Global Universities In Distance Education, o evento acontecerá de 19 a 21 de novembro, na Universidade Tiradentes – Unit –, em Aracaju, Sergipe.

Inscrições e outras informações estão disponíveis no site do evento

A Conferência Internacional Guide tem o objetivo de promover o debate sobre as tendências de desenvolvimento do e-learning (modelo de ensino não presencial), com especial atenção aos setores de tecnologia, gestão e qualidade. Os aspectos pedagógicos, metodológicos e qualitativos relacionados ao uso do e-learning serão analisados nas diferentes aplicações em distintas áreas do conhecimento, tanto no contexto da educação superior como na formação corporativa. A conferência representa um fórum de excelência para universidades, pesquisadores, professores e usuários do setor para promover o intercâmbio de metodologias, ferramentas, experiências e boas práticas.

Mais de 30 cientistas, de países como Estados Unidos, Japão, Itália, Índia, Polônia, Jordânia, Quênia, México, e das principais universidades brasileiras, serão conferencistas do evento.

Confira a lista dos principais conferencistas, de acordo com os eixos-temáticos do evento:

E-learning: princípios, estrutura e qualidade

Dr. Ramesh Sharma, Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi, Índia
É PhD em Tecnologia Educacional e especializado em tecnologias Web 2.0 e aprendizagem on-line. Coeditor do “Jornal Asiático de Educação a Distância”, (www.ASIANJDE.org).  (GII-Global, EUA): Tem livros “Multimídia Interativa em Educação e Formação” e “Sucessos e Armadilhas Casos no Global Práticas de E-Learning” coeditado. Ele também é Membro do Conselho Consultivo e autor da “Encyclopedia of Distance Learning” (GII-Global, EUA). Atuou como diretor do Instituto de Educação a Distância e Educação Continuada, Universidade da Guiana, Guiana (América do Sul) 2009-2011.

Dr. Rui Fava, Diretor Geral Kroton Educacional, Brasil
Bacharel em Administração 1969 – 1975 pela FESP-Curitiba, diretor Acadêmico IUNI Educacional (setembro de 2005 até maio de 2010), Reitor da Universidade de Cuiabá (agosto de 1998 – até o momento), onde acumula os cargos de diretor de Ensino Superior do grupo Kroton Educacional, onde é responsável e criador do Modelo Acadêmico da Kroton educacional, modelo esse baseado nos conceitos do Balanced Scorecard. Responsável pelas atividades do Ensino Superior do grupo utilizando o conceito de low cost and high performance.

Dr. Jaime Ricardo Valenzuela González, Universidad Tecnológica de Monterrey, México
Como pesquisador, seus projetos têm sido associados a diferentes áreas, com destaque para o aprendizado estratégico, avaliação educacional, educação a distância e educação para uma sociedade baseada no conhecimento. Como administrador educacional, atuou como coordenador do Departamento de Física e Matemática e secretário Acadêmico da Escola de Engenharia da Universidade La Salle; Vice-Presidente Acadêmico da Universidad La Salle Morelia; Diretor de Pesquisa e Diretor do Programa de Doutorado emInovação Educacional e Tecnologia da Universidade Virtual do Tecnológico de Monterrey. Ele é o autor de “Avaliar Instituições Educacionais” (Ed. Trillas, 2004) e coautor do livro“Fundamentos de pesquisa em educação” (ITESM edição digital, 2012), bem como de vários capítulos em livros editados e artigos de jornal. Também é membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI – Nível 1) do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT), o Conselho Mexicano de Pesquisa Educacional (Comie) da American Educational Research Association (AERA), o American Psychological Association (APA), a Associação de Ex-Estudantes da Universidade do Texas em Austin (Texas Exes membro de vida) e da Associação de alunos mexicanos Fulbright / Fulbright-García Robles.

Ensino superior: inovação, tecnologia e metodologia

Magí Almirall, diretor do Escritório de Tecnologias de Aprendizagem, da Universidade Aberta da Catalunha
Desde 1995, tem trabalhado no departamento de TI, liderando o desenvolvimento da plataforma de campus virtual. Seu trabalho atual se concentra em dois temas; ferramentas paraplataformas de e-learning e de novos formatos de conteúdos de aprendizagem. Estes projectos centram-se na padronização, a acessibilidade para pessoas com deficiência, usabilidade e desenvolvimento de software livre. Magí tem um grau de bacharel em ciências pela Universidade de Barcelona.

A evolução do e-learning

Prof. Fredric Michael Litto, Presidente de ABED, Brasil
Possui graduação em Rádio-Televisão – University of California, Los Angeles (1960) e doutorado em História do Teatro – Indiana University (1969). É presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância desde 1995; Membro do Comitê Executivo do ICDE-International Council of Open and Distance Learning; e membro do Conselho Editorial das revistas científicas: American Journal of Distance Education, – Revista Iberoamericana de Educação a Distancia, – Advanced Technology and Learning, – International Review of Research in Open & Distance Learning e – Open Learning. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem, telemática, repositórios digitais e novas formas de trabalhar.

Práticas e métodos de e-learning e e-ensino

Prof.ª Beatriz Fainholc, diretora-geral de CEDIPROE – Universidad Nacional de la Plata, Argentina
Professora dos Processos de curso de ensino e aprendizagem na Universidad Nacional de La Plata; Professora de E-learning na Universitat Oberta de Catalunya, Espanha; professora de Tecnologia Educacional em ILCE, México; professora do Seminário Professores para o Ensino a Distância na Universidade de Kingston, no Canadá; professora de Ciência da Informação da Universidade de Oklahoma; e também professora na Universidad Tecnológica Metropolitana UTEM VIRTUAL do Chile e na UDE, Montevidéu, Uruguai.

Cursos On-line Abertos e Massivos (MOOC’S) 

Dr. João Vianney, Hoper Eduacional, Brasil
Consultor Associado, atua na área de ensino a distância. Implantou e coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC (LED-UFSC); Implantou e dirigiu o campus UnisulVirtual; Exerceu a Direção de Educação a Distância do IESB; Membro de comissões verificadoras e assessoras de educação a distância da Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESU), e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; Coordenador para a região do Brasil da Rede Interamericana de Formação em Educação a Distância e Telemática (RIFET), da Organização Universitária Interamericana (OUI); Membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Doutor em Ciências Humanas, mestre em Sociologia Política e Especialista em Psicologia da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Psicologia e jornalista profissional.

Prof. Robert W. Robertson (Argosy University), USA
Vice-presidente de Assuntos Acadêmicos – Argosy University, EUA. Tem mais de 20 anos de experiência em gestão no setor público, no Canadá. Recentemente, atuou como gerente de Cidade, de Hamilton, Ontario. Lecionou em universidades na China, Brasil, Canadá e Ásia Central e é um orador convidado em conferências em todo o mundo. Seus interesses de pesquisa e de consultoria incluem o planejamento estratégico e corporativo, gestão da qualidade, melhoria contínua, comportamento organizacional, desenvolvimento econômico, gestão pública, planejamento urbano e de negócios internacionais.

Metodologia de pesquisa por meio de e-learning

Prof.  Marco Rimanelli (Saint Leo University), USA
Publicou sete livros. Desde janeiro de 1993, trabalha na Universidade de Saint Leo, onde leciona como professor-titular sobre Assuntos Europeus / Internacional Segurança e USDiplomacy, e foi diretor de Estudos Internacionais, diretor do Centro de Estudos Interamericanos e do mundo e diretor do estudo European Summer-Abroad. Atualmente, é o únicovencedor da Cátedra Fulbright-Schuman 2013-14 em US-NATO-UE de Segurança na pós-graduação da UE Colégio da Europa-Bruges, na Bélgica.

Confira a lista completa de conferencistas

Compartilhe: