ESTUDE NA UNIT
MENU

Novo Enem será implementado em 2024

O novo Enem deverá ser aplicado apenas em 2024. Em 2022 e 2023, Enem segue mesmo formato das avaliações de anos anteriores.

às 14h54
Imagem: freepik
Imagem: freepik
Compartilhe:

A reforma do ensino médio, com novos currículos escolares direcionados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), teve sua implementação iniciada neste ano e deverá ser adotado por todo o Brasil em 2024, quando o novo Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) será aplicado.

As principais mudanças do Enem estão relacionadas às questões interdisciplinares, ou seja, haverá uma abordagem voltada a mais de uma área de conhecimento e o principal foco será português e matemática e a prova de inglês também será integrada às demais áreas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as questões abertas ou discursivas serão valorizadas no novo Enem e os estudantes que fizerem cursos técnicos terão bonificações na hora de concorrer a vagas no ensino superior.

O novo Exame também será aplicado em duas etapas, uma por dia, sendo a primeira obrigatória para todos os estudantes com questões interdisciplinares que meçam a capacidade de raciocínio e argumentação do estudante, saindo do foco conteudista (com muita teoria).

Já na segunda etapa, será feita uma referência aos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, com provas de quatro áreas – Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No ato da inscrição, os estudantes escolherão as questões que serão respondidas.

De acordo com o MEC, a implantação da reforma do ensino médio acontece de forma progressiva ainda este ano.

Com informações da Agência Brasil  e do G1

 

Veja também: Estudante da Unit cursa a segunda graduação com a mesma nota do Enem

 

Atualizado em 05/04/2022, às 16h29.

Compartilhe: