ESTUDE NA UNIT
MENU

Congresso de Radiologia é encerrado com uma discussão sobre a importância da prevenção


às 18h48
A médica Teresa Neuma fala da importância da densitometria
A médica Teresa Neuma fala da importância da densitometria
O professor Ricardo e a aluna Lizandra
De olho no futuro os alunos buscam atualizações
Compartilhe:

A versão 2019 do 6º Congresso de Radiologia trouxe uma reflexão a partir do tema “O papel do profissional das técnicas radiológicas no diagnóstico médico”. O assunto foi amplamente abordado durante a realização dos minicursos e palestras proferidos por especialistas na área, a exemplo do doutor Bergman Nelson Sanchez Munoz, que tratou com a comunidade acadêmica sobre o tema “Manipulação de imagens DICOM”.
“Esse foi um dos pontos altos da programação, e a presença do especialista paulista entre nós configurou a importância cada vez maior do papel do radiologista na precisão diagnóstica médica”, salienta o coordenador do curso, Ricardo Porto Santos.
Ele acrescenta que os profissionais que participaram do congresso despertaram nos acadêmicos o entendimento sobre a importância de uma área que está sempre em evolução com o propósito de diminuir a quantidade de radiação a que o paciente é exposto.
O último dia do congresso foi abrilhantado pela conferência sobre osteoporose, proferida pela ginecologista e obstetra sergipana Tereza Neuma de Oliveira Carvalho.
“Meu objetivo com a palestra é mostrar que a densitometria não é um exame apenas para aquelas pessoas que já atingiram uma certa idade e têm sintomas característicos da perda óssea”, explica a palestrante, que passou a aprofundar os estudos na área a partir de uma ocorrência familiar.

Ela esclarece que se trata de um exame necessário a partir dos 40 anos, período em que a mulher estabelece o climatério com perceptível diminuição da absorção do cálcio no organismo.
“Eles oferecem para nós um leque de oportunidades e nos mostra como será o nosso futuro. Estou muito contente em participar do congresso”, confessa Lizandra, aluna de 3º período, já ansiosa para a realização do próximo congresso.

Compartilhe: