ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça algumas metodologias ativas e os benefícios no EAD


às 12h41
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O Ensino a Distância (EAD) traz muitas vantagens para os alunos, mas também muitos desafios. Por isso, conhecer e entender como funcionam algumas metodologias de ensino é fundamental para ter sucesso e manter o foco nos estudos. 

Nesse texto vamos saber um pouco mais sobre as metodologias ativas, que são métodos e técnicas que promovem uma aprendizagem focada. Como característica, a metodologia se destaca pela atuação direta do aluno no processo. E vai ao encontro do que o EaD prega, que é colocar o estudante como protagonista do ensino.

Confira alguns tipos de metodologia: 

1 – Debates online – é uma das metodologias ativas que tornam o aprendizado virtual mais envolvente. Nela os alunos estudam o conteúdo online antes da aula. Na sequência, usam o momento da aula para discutirem o que aprenderam, para o esclarecimento de dúvidas com o professor e realização de tarefas supervisionadas.

2 – Gamificação – essa é uma das metodologias ativas mais completas. Especialmente se forem aplicadas dentro do Moodle com os plugins certos. Em resumo, ela consiste em aplicar a lógica de games no contexto educacional. E atua para gerar maior engajamento e envolvimento.

3 – Estudos de caso – possibilita que os alunos analisem uma determinada situação. Logo após, precisam, de maneira colaborativa ou individual, encontrar uma solução para a questão. Isso é crucial para estimular a pesquisa e o trabalho em equipe. 

4 – Aprendizado por problemas – aprendizagem baseada em problemas permite que os alunos exerçam o aprendizado a partir de desafios. Ao encarar situações em determinados conceitos, é necessário trabalhar com criatividade e reflexão.

5 – Storytelling – é muito mais um recurso do que uma metodologia ativa de aprendizagem em si. Trata-se da elaboração de narrativas acerca dos temas estudados em sala de aula. Na prática, o storytelling deve ser aplicado a qualquer metodologia ativa, da gamificação às pesquisas de campo e seminários.

Leia também: Saiba mais sobre as atividades complementares e a importância no EAD

Compartilhe: