Devido a pandemia da Covid-19, diversos setores precisaram se reinventar, dentre eles o da educação. A comunicação entre professor e aluno ficou restrita às ferramentas digitais, já que as aulas aconteciam por videoconferência e a sala de aula passou a ser um ambiente totalmente virtual. O ensino remoto se tornou uma realidade em todas as escolas do Brasil. No entanto, o ensino remoto é o mesmo do Ensino a Distância (EAD)?
A resposta é não. Na modalidade de ensino remoto, o aluno precisa acessar uma plataforma de estudos, disponibilizada pela universidade, no mesmo dia e horário da sua grade curricular presencial, ou seja, as aulas acontecem de forma síncrona, onde aluno e professor precisam estar presentes na plataforma no mesmo dia e horário.
No EAD, entretanto, o estudante pode acessar o conteúdo da disciplina em qualquer dia ou horário, uma vez que todo o material da disciplina já se encontra disponível. A grande diferença entre as duas modalidades é que o EAD possibilita uma maior flexibilidade nos horários, já que a rotina de estudos pode ser adaptada às demais atividades do dia-a-dia.
Diante do cenário pandêmico, a Universidade Tiradentes (Unit) buscou se adaptar para a nova realidade, oferecendo o mesmo ensino de qualidade sem prejudicar os alunos. Cursos majoritariamente práticos, como o de Educação Física, buscaram desenvolver ainda mais o planejamento e organização nos discentes, características essenciais para o bom exercício da profissão.
Curso de Educação Física presente nas duas modalidades
O professor de Educação Física da Unit, Hugo Melo, afirma que algumas estratégias foram essenciais nesse período. “Diante da situação pandêmica, optei por criar roteiros de questões, estudo de caso, criação de infográfico e mapa mental/conceitual”, afirma.
Além de oferecer o curso de forma presencial, a Unit também disponibiliza mais uma opção de modalidade para os futuros discentes de Educação Física: o Hyflex. “O curso de Educação Física EAD é um curso completo. Com aulas síncronas e assíncronas, usando de metodologias ativas, tais como, PBL (problem based learning), TBL (team based learning), Host entre outras. Além dos encontros teóricos, os alunos também têm encontros práticos, nos laboratórios da própria Universidade e/ou locais de práticas previamente estabelecidos entre parcerias locais”, pontua Hugo.
Os alunos que optam por essa modalidade de ensino são convidados a experimentar o melhor dos dois mundos: o tecnológico e o real. “As aulas práticas funcionam com a mediação do professor articulador em cada polo, é pensada e elaborada pelo professor regente na Sede. A cada aula prática, os alunos experimentam atividades práticas relacionadas com o conteúdo vigente da semana. Onde sempre há uma ligação com o conteúdo teórico, trazendo assim, muito mais qualidade para os discentes no quesito ensino aprendizagem”, infere.
Além de ser mais uma opção para os alunos, o curso de Educação Física EAD proporciona um maior acesso à educação para estudantes de diversos municípios. “Levar a Educação para os polos nos municípios espalhados pelo estado, com certeza, trará uma evolução de mercado, de sociedade e de muito mais qualidade de vida para a população em geral”, conclui.
Veja também: Modalidade EAD tem registrado maior procura pelos calouros ao longo dos anos