V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Conhecendo as especificidades


às 21h15
Compartilhe:
Professor Carlos Martinez Valle fala aos a

Professor Carlos Martinez Valle fala aos a

Alunos do Mestrado em Educação da Unit participam de aula com especialista em Educação Comparada.

O programa de professor visitante da Unit registra a presença no Mestrado em Educação do professor Carlos Martinez Valle – da Universidade Complutense – de Madrid, reconhecida como a maior instituição de ensino particular da Espanha.  “Por ser um professor que já teve oportunidade de trabalhar em diversas universidades, entre elas, as que estão localizadas em países como Alemanha e Canadá e por desenvolver suas pesquisas com a Educação Comparada, por isso ele é reconhecido internacionalmente. A presença do professor Carlos Valle, como convidado, é extremamente significativa para os mestrandos da Unit”, lembra a vice-coordenadora do Mestrado em Educação, doutora Dinamara Garcia Feldens, lembrando que o Programa do Mestrado em Educação está no processo seletivo, com inscrições abertas até o dia 7 de outubro.

Ao discutir com os mestrandos outras formas de perceber os problemas, o professor Carlos Valle destaca dentro do seu extenso campo teórico, significativas metodologias comparadas vivenciadas por ele durante as aulas ministradas em Beriln, no Canadá e na Espanha.  Durante as três aulas ministradas na Unit, o professor convidado aplicou uma metodologia específica, com o objetivo de perpetrar com que os alunos ao fazerem a comparação com os métodos de pesquisa utilizados, possam adquirir novos conhecimentos e concretizar novas oportunidades de ampliação das suas pesquisas.

O professor reconhece que em muitas situações os métodos aplicados em países da Europa podem ser aplicados aqui no Brasil, levando-se em consideração sua dimensão geográfica, características próprias e diversidade de realidades socioculturais.

Professora Dinamara, de pé, falando aos alunos

Professora Dinamara, de pé, falando aos alunos

“Sabemos que os métodos não são neutros e sim, representam perspectivas e que através das pesquisas os alunos serão capazes de desenvolver atividades práticas. A decisão para a utilização dos métodos cabe aos alunos”, lembra o professor Carlos Valle, acrescentando que o melhor das metodologias comparadas é que elas revelam aspectos muito amplos dando assim oportunidade para que cada um utilize o método que mais se adequa às suas necessidades, dentro das especificidades do País.

Aos candidatos às vagas oferecidas para a nova turma de Mestrado em Educação da Unit, a Dr.ª Dinamara lembra que se trata de um programa bem estruturado e com duas linhas de pesquisa: Comunicação em Educação e Formação de Professores. As inscrições são feitas através do endereço  http://ww3.unit.br/mestrados/educacao/

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: