Estudar e conciliar a rotina de mãe de três filhos e dona de casa não é uma tarefa fácil. No entanto, a estudante do 4º período de Administração, Maria de Lourdes Lucena dos Santos, encontrou na modalidade de Ensino a Distância (EAD) aos 35 anos, a solução para equilibrar a vida pessoal e acadêmica.
Maria de Lourdes estuda no polo EAD da Universidade Tiradentes (Unit) em Maceió (AL) e a escolha pela modalidade ocorreu pela praticidade de poder assistir às aulas no conforto de casa, sem precisar se deslocar até uma instituição presencial. “Foi a melhor opção para conciliar o meu dia a dia, pela disponibilidade das aulas on-line na plataforma”, afirmou Maria de Lourdes.
A rotina de estudante EAD é complicada, principalmente para quem tem filhos e precisa cuidar da casa. Maria de Lourdes conta que sua rotina começa logo pela manhã, organizando e levando as crianças à escola, cuidando da saúde, da casa e do marido. Mesmo assim, ela consegue encontrar tempo para estudar e cuidar da educação e tarefas escolares das crianças.
Para a estudante, as vantagens de realizar um curso EAD são muitas, como a liberdade de construir uma rotina de estudo favorável e desenvolver mais autonomia sobre o aprendizado, além de poder estudar no seu próprio ritmo. No entanto, ela não conta com nenhum tipo de suporte de familiares, precisando lidar com as tarefas sozinha para organizar o tempo e estudar.
A futura administradora avalia positivamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), destacando a facilidade no acesso aos conteúdos e a possibilidade de aprendizado dentro e fora das salas de aula. “É realmente uma ótima experiência. Com muita facilidade no acesso aos conteúdos”, destaca.
Ela encontrou tantas vantagens no ensino a distância que pretende continuar se especializando mesmo após se formar. “Pretendo fazer uma pós e outros cursos que possam me possibilitar mais experiência no mercado de trabalho”, afirma.
O exemplo de Maria de Lourdes serve de inspiração para muitas pessoas que desejam conciliar trabalho, família e estudos, mostrando que é possível encontrar alternativas para conquistar a formação desejada.
Leia também: Empreender nos dias de hoje: uma saída para pagar contas?