ESTUDE NA UNIT
MENU

Consciência negra é tema especial da atual versão do OBSCOM

OBSCOM discute os problemas pelos quais passam aqueles que são marginalizados pela cor da pele e faz uma reflexão sobre o Dia da Consciência Negra

às 19h02
A composição da mesa
A composição da mesa
Maycol Mundoca
Taylane Cruz e Aline Braga
Compartilhe:

Em edição especial realizada na noite dessa quarta-feira, 20, o Observatório de Comunicação – OBSCOM, evento promovido pela coordenação dos cursos de Comunicação da Unit trouxe à tona uma mesa redonda sobre a Consciência Negra. Por coincidência, no dia em que foi comemorada a data relacionada ao tema, a programação do OBSCOM debateu com a participação de convidados especiais diferentes perspectivas (recorte) com base na atuação profissional de cada um dos componentes da mesa.

Presentes a Maycol Mundoca, Terno Moçambique Zumbi dos Palmares de Uberaba-MG; Manu Caiane, com a Poesia Marginal da Praça da Bandeira; Taylane Cruz, com a obra e a história da sergipana Beatriz Nascimento e a jornalista Aline Braga com O quarto do despejo- Carolina de Jesus, o OBSCOM mais uma vez reuniu profissionais e estudantes da área da Comunicação.

“O tema é de extrema importância porque é um ponto que precisa ser abordado dentro da academia, ainda mais nos cursos de comunicação”, poderá a coordenadora, professora Valéria Bonini.

Sob mediação do professor Ronaldo Linhares a mesa redonda despertou na academia um evidente interesse em conhecer um pouco mais sobre personagens sergipanos que em sua grande maioria tem reconhecimento internacional como é o caso da escritora Beatriz Nascimento.

 “É um tema que se comemora em tempo certo acho até em razão de que não parece interessante que ele se espalhe por todos os dias”, diz o professor Ronaldo em relação a discussão sobre a consciência negra.

A escritora Taylane Cruz fez um recorte da poesia de Beatriz Nascimento buscando destacar a poesia da ilustre sergipana de forma atemporal.

Ao destacar o livro Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus a jornalista Aline Braga buscou fazer uma correlação com o racismo e atual conjuntura brasileira. “O objetivo é proporcionar reflexões a respeito do nosso momento”, confessa Aline.

Compartilhe: