V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Conversação em sala de aula virtual é realidade do atual mundo VUCA

Profissionais da Educação precisaram se adaptar a este cenário absolutamente volátil, incerto, complexo e ambíguo que o mundo vivencia diante da pandemia da Covid-19

às 21h46
Encontro contou com mediação do professor doutor Mariano Pimentel
Encontro contou com mediação do professor doutor Mariano Pimentel
Atividade é iniciativa do Getic
Conversação em sala de aula em tempos de mudanças é debatido com autoridade no assunto
Compartilhe:

Há conversação em sala de aula on-line?. A pergunta suscita diversos debates sobre formas e habilidades docentes em tempos de ensino remoto, em função da pandemia provocada pela Covid-19. Ciente dos impactos gerados aos profissionais da educação, o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq-UNIT), realizou palestra-discussão virtual sobre o tema com a mediação do professor doutor Mariano Pimentel na última quinta-feira, 23.

Cerca de 30 profissionais da educação básica, graduação e pós-graduação problematizaram questões sobre estratégias didáticas, comunicação e interatividade na educação em tempos de isolamento social causado pela Covid-19.  De acordo com a líder do Getic, professora doutora Cristiane Porto (PPED-UNIT/ITP), “a pergunta sobre a conversação on-line transforma-se em ‘provocação’ aos profissionais da educação ao questionar se eles estão preparados para essa nova rotina, inseridos em um panorama de convergência total das atividades docentes para o on-line”, afirma. 

Afinal, os quadros, pincéis, contatos físicos e livros foram substituídos por monitores, teclados, webcams e bibliotecas virtuais. “O desafio não é apenas de suporte tecnológico, mas, sobretudo, como os professores articulam a utilização deles no contexto educacional remoto.”, finaliza Porto. 

A crise sanitária causada pela Covid-19, desencadeou uma série de transformações sociais e culturais em todo o mundo. As regras de distanciamento social, recomendadas pelas autoridades governamentais, ressignificaram os profissionais da Educação. Para se adaptar a este cenário absolutamente volátil, incerto, complexo e ambíguo – chamado de VUCA –, os docentes precisaram buscar habilidades mais robustas relacionadas à tecnologia para adequação do ensino remoto durante a pandemia.

O doutor em informática, professor Mariano Pimentel, realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação com ênfase em Sistemas de Conversação. Para ele, discutir sobre conversação em aulas virtuais é pertinente a este momento VUCA. “Encontros e conversas criam oportunidades singulares para disparar reflexões e aprendizados. O que precisamos é aprender a conversar mais e melhor em nossas aulas on-line. Nesses momentos, mediação docente é fundamental. Nada substitui um bom professor, muito menos as tecnologias digitais em rede”, reforça.

Para o vice-líder do Grupo de Pesquisa, professor doutor Kaio Eduardo, esse tipo de encontro amplia os horizontes dos docentes. “O fortalecimento das discussões de diversas temáticas educacionais em um período conturbado, contribui para o enriquecimento do repertório dos participantes”.

Getic

As atividades promovidas pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq-UNIT), que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, são divulgadas aqui. Quem se interessar em acompanhar os encontros, basta acionar. 

Por Leonardo Junior e Raquel Passos

Compartilhe: