V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Coordenação de RI oferta curso internacional de língua e cultura chinesa

Estudantes da Unit, matriculados em qualquer curso da graduação presencial, podem se inscrever para a seleção.

às 14h35
Compartilhe:

Que tal se aperfeiçoar e participar de um curso internacional de língua e cultura chinesa? A Universidade Tiradentes (Unit), por meio da Coordenação de Relações Internacionais,  oferece o curso Brazil – China Virtual Exchange (Language and Interculturality), um projeto, no formato COIL (Collaborative Online Internacional Learning ou Ensino Colaborativo Internacional On-line), originalmente em parceria firmada entre a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e a East China Jiaotong University, na China. 

O programa tem como principal objetivo promover uma modalidade de aprendizagem colaborativa on-line, visando o contato intercultural e o intercâmbio de ideias, ao conectar estudantes brasileiros com estudantes da língua portuguesa de diferentes instituições de ensino superior da China. Com cinco encontros síncronos, as turmas serão divididas em pequenos grupos compostos de alunos e de professores, brasileiros e chineses. 

A importância dessa iniciativa se reflete na promoção de oportunidades de aprendizagem internacional e da interculturalidade aos estudantes e demais envolvidos, bem como na promoção de vivências de contextos distintos sem que haja a necessidade de deslocamento entre as partes interessadas”, declara a assessora de Relações Internacionais da Unit, Stephanie Donald. 

“O projeto nos aproxima de outros países – no caso, a China, que representa um importante centro tecnológico e de inovação. E com isso, paralelamente, podemos estimular a realização de mobilidades acadêmicas internacionais, uma vez que se trata de um país com instituições de ensino com as quais temos convênios de cooperação. Além disso, também ajuda a despertar o eventual interesse dos nossos alunos para o desenvolvimento de futuros projetos com pesquisadores e estudantes chineses”, acrescenta. 

O programa é voltado para os acadêmicos da Universidade Tiradentes e alunos matriculados em qualquer curso da graduação presencial podem se inscrever para a seleção de participação no curso. A oportunidade é voltada exclusivamente para os alunos do Grupo Tiradentes em Sergipe e Pernambuco, por meio da parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

 

Processo seletivo

Como vagas limitadas, a Coordenação de Relações Internacionais realizará uma seleção entre os alunos interessados, que deverão preencher o formulário de interesse até o dia 19/09 e anexar o histórico e certificado do idioma inglês (opcional).

“É importante ressaltar que é necessário ter inglês avançado para participar do programa, e que não há custos para a participação”, enfatiza a assessora. O curso contará com 5 encontros síncronos, a serem realizados entre os dias 04/10/2021 e 13/12/2021, e também assíncronos, no mesmo período, totalizando 40 horas de carga horária (aproximadamente 4 horas semanais de estudo).

 

Veja mais:

Mobilidade Acadêmica oferece oportunidades em instituições de mais de 80 países.

Compartilhe: