Embora os números revelem que nos últimos anos houve um crescimento no setor de alimentação no país (aponta pesquisa do Fiesp, que destaca um crescimento de 35% no setor, com a abertura de novos empreendimentos no setor gastronômico de todos os tipos em 2015), a atual crise tem preocupado estudantes e empresários do ramo no estado de Sergipe. Para debater sobre essa problemática, alunos da turma da pós-graduação em Gestão de Bares e Restaurantes realizaram na noite da sexta-feira, 22, a 1ª Roda de Debate “Vendas em tempo de crise”. O evento foi realizado na Universidade Tiradentes, campus Farolândia, e reuniu alunos da graduação, pós-graduação e proprietários de bares e restaurantes, que discutiram a temática e trocaram experiências sobre o assunto.
“Esse evento é importante não só para os alunos do curso de Gastronomia, mas para outras áreas, a exemplo dos estudantes dos cursos de Administração, Contábeis e Marketing”, revela a coordenadora de Gastronomia, professora Kátia Souza.
“Esse evento tem o objetivo de mostrar aos alunos e convidados como desenvolver seu empreendimento nos tempos de crise, e para isso estiveram aqui presentes nomes que vêm se destacando na área e obtendo resultados positivos em plena crise”, acrescenta a docente.
José Welisson Matheus Brás, aluno da turma de Gestão em Bares e Restaurantes, lembrou que muitos bares e restaurantes estão fechando as portas por conta da crise. “Para muitos consumidores o preço do produto é a maior problemática e é isso o que mais afasta consumidores dos estabelecimentos”, opina o acadêmico. Segundo ele, a roda de debate tem uma importância muito grande, principalmente no que tange à troca de experiências positivas que resultaram na consolidação de alguns estabelecimentos no estado.
O empresário Bruno Dória, que atua no segmento de pizzarias, com duas empresas na capital sergipana, destacou que a roda de debate é muito importante para a efetivação de uma união entre os profissionais da área. “É uma oportunidade de trocarmos ideias sobre um mercado ainda muito individualizado”, diz.
Ao falar como vem conseguindo superar a crise e obtendo bons resultados frente ao seu comércio, o empresário citou o investimento em marketing como sendo um dos maiores aliados para se vencer a crise.
“Para superar a crise, as pessoas devem agir com seriedade, fazendo suas obrigações e tendo a esperteza de um bom marketing. A crise afetou todo mundo, diminuiu as vendas, mas é preciso criar estratégias para continuar vendendo, estimulando promoções”, finaliza.