ESTUDE NA UNIT
MENU

Cuidados com a saúde mental: programa acolhe colaboradores

O PAC, implementado durante a pandemia da covid-19, proporciona uma oportunidade de escuta ativa nesse momento desafiador.

às 14h49
Compartilhe:

O mês de setembro chega com uma campanha de alerta e cuidados com a saúde mental, com o dia 10 de setembro marcando o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.   

Com o objetivo de proporcionar uma oportunidade de escuta ativa, a Universidade Tiradentes (Unit) implementou o Programa de Acolhimento ao Colaborador (PAC). A iniciativa é da Diretoria de Recursos Humanos do Grupo Tiradentes, por meio de seus Núcleos de Recursos Humanos e da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes. “O PAC foi um programa criado para atender a demanda dos nossos colaboradores em meio à pandemia, ainda em 2020. A proposta do Programa é apoiar a sustentabilidade emocional, trazendo para nossos colaboradores a possibilidade de um olhar mais aguçado para as suas necessidades e emoções”, detalha a psicóloga e coordenadora da Clínica de Psicologia da Unit, Jaqueline Caldeira. 

“Diante do Setembro Amarelo, cabe a todo o grupo que compõe o PAC — psicólogos e professores atuantes — esse alerta, para que os nossos colaboradores tenham esse olhar atento às suas emoções, conflitos e angústias”, acrescenta. Segundo a coordenadora, o programa está à disposição do colaborador na modalidade de plantão, e o sigilo é garantido. “É importante destacar que o PAC não traz o viés de psicoterapia. A proposta é de acolhimento e direcionamento, porque acionamos as redes que possuímos dentro da própria universidade para atender esse colaborador”, enfatiza. 

A psicóloga e preceptora na clínica de Psicologia, Jamille Figueiredo, é plantonista no PAC. Para a doutoranda em Psicologia, a estratégia adotada investe nos cuidados da saúde mental. “A maioria dos colaboradores que buscou o atendimento foi relacionado a demandas de ansiedade e ao impacto da pandemia na saúde mental. Em relação ao trabalho, eles se mostraram seguros e confiantes e com boas perspectivas, apesar de todas as mudanças e adaptações necessárias”, comenta. “O programa continua ativo, seguindo todos os preceitos éticos e com profissionais aptos e qualificados para acolher os colaboradores”, frisa Jamille.

Para agendar o atendimento, o colaborador deve enviar e-mail para acolhimento@grupotiradentes.com, manifestando o interesse de ser acolhido e o dia e horário de preferência para o atendimento. Posteriormente, a psicóloga disponível no plantão entrará em contato. O PAC funciona de segunda a sexta-feira.

Veja também: O papel da Psicologia na sociedade do bem-estar .

Compartilhe: