ESTUDE NA UNIT
MENU

Culinária vegana: O segredo está no tempero?

Professora da Unit, Lidiane Andrade, explica que as técnicas veganas que crescem no mercado no preparo de novas receitas

às 15h11
Professora Lidiane Andrade
Professora Lidiane Andrade
Compartilhe:

A culinária vegana é uma tendência que está em alta e tem crescido no gosto popular de quem busca uma alimentação mais saudável. Para muitos, o veganismo é uma filosofia de vida, mas, a alimentação vegana não está restrita somente aos veganos. De acordo com a professora do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes, Lidiane Andrade, os experimentos gastronômicos estão ligados não só ao tempero, mas também a técnicas culinárias que crescem no mercado. 

De acordo com Lidiane, a introdução de alimentos de origem vegetal como protagonista do prato faz bem para o metabolismo, aumentando a carga de vitaminas, sais minerais e diversos outros nutrientes. Para a realização de receitas com foco na substituição de insumos de origem animal pelo vegetais, existe a possibilidade de usar extratos vegetais, farinha de leguminosas, tubérculos, cogumelos e diversos outros ingredientes, que utilizados da maneira correta proporcionam texturas e sabores que substituem o uso de carnes e derivados. 

“A combinação de ingredientes e o conhecimento técnico possibilitam uma alimentação mais saudável, e o consumo de mais alimentos vegetais tem sido o mais recomendável. A maioria dos estudos mostra que a alimentação baseada em vegetais tem muitos efeitos benéficos e estimula o consumo de vegetais, de forma criativa, com atenção às técnicas, abusando de ervas e especiarias nos faz bem e ainda ajuda a desenvolver a economia local e o pequeno produtor”, reitera Lidiane. 

A professora também explica que mesmo com o uso exacerbado de pesticidas nas monoculturas, houve também um aumento da produção de pequenos produtores, melhorando a perspectiva do consumo de vegetais no país. “Eles têm feito o trabalho de colocar na mesa de uma parte da população brasileira alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos. A alimentação vegana será melhor e mais democrática, quando a disponibilidade de alimentos seguros for maior. De toda forma, para aqueles que têm acesso aos produtos orgânicos, a culinária vegana é uma excelente e saborosa opção de alimentação saudável”.

Leia mais:
Pandemia intensifica a busca por uma alimentação saudável
Saúde: cogumelos auxiliam na absorção de nutrientes
Veganismo: transição exige acompanhamento profissional

Compartilhe: