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Saúde: cogumelos auxiliam na absorção de nutrientes

Ana Carolina Santos Barbosa Machado explicou que cogumelos são alimentos ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais

às 20h48
Imagem Freepik
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Ana Carolina Santos Barbosa
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Nem vegetais, nem verduras, nem legumes. Os cogumelos são fungos e têm ganhado espaço na alimentação por apresentar baixo teor calórico e de gordura e de sódio, contribuindo, assim, para alimentação saudável.

Estudo recente publicado na revista Food Science & Nutrition, apontou que a adição de uma porção de cogumelos à alimentação diminuiu a inadequação da população quanto à ingestão de vários nutrientes essenciais, sem afetar a ingestão de energia, gorduras e sódio, sugerindo efeitos benéficos na saúde de crianças, adolescentes e adultos.

A professora preceptora do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes, Ana Carolina Santos Barbosa Machado, explicou que cogumelos são alimentos ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais (selênio, cobre e potássio) e que seu consumo não possui contraindicação.

“Os cogumelos são considerados como vegetais. Por isso, seu consumo pode ser feito para todos os grupos populacionais (exceto em casos de alergia ao item). Porém, é importante lembrar que outros vegetais também possuem as mesmas características em composição de fibras, vitaminas e minerais, logo, o ideal é manter uma alimentação variada”.

Ela alertou para o custo do alimento e para a versão industrializada, que já não é tão saudável.

“O custo dos cogumelos costuma ser maior quando comparados a outros vegetais. A maioria das vezes, o produto é encontrado sob forma de conserva (o que já possui um aumento no teor de sódio) ou frescos em bandejas de 200g em alguns mercados especializados”.

Vitamina D

Questionada sobre a relação entre a ingestão de cogumelo e absorção de vitamina D, Ana Carolina informou que a ingestão do alimento não substitui a exposição ao sol ou reposição por recomendação médica.

“Apesar dos cogumelos possuírem uma alta concentração de ergosteróis, o estudo mostrou que somente depois de submetidos à exposição de radiação por luz UV (etapa de produção tecnológica) foram capazes de aumentar os níveis de vitamina D. Portanto, a melhor forma de absorção de vitamina D ainda é a exposição ao sol”.

Quem optar por inserir o ingrediente na alimentação, pode usar cogumelos crus, a exemplo de shitake e shimeji, em saladas, molhos, recheios ou acompanhamentos.

“O mesmo vale para as opções em conservas , como champignon, porém é importante ressaltar que devem ser drenadas e lavadas antes da utilização para reduzir o teor de sódio”, orienta a profissional.

Pesquisa

A pesquisa publicada pela Food Science & Nutrition avalia cerca de 10 mil adultos e crianças a cada dois anos, incluindo exames físicos e laboratoriais, dados demográficos, socioeconômicos, dietéticos, consumo alimentar, uso de suplementos e outras questões relacionadas à saúde que podem ter relação com a promoção e prevenção de doenças.

 

 

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