ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de ADS passa a ser ofertado na modalidade presencial

Os estudantes do curso podem fazer a residência profissional em empresas parceiras da Universidade Tiradentes (Unit) e do Porto Digital

às 18h26
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Para atender a demanda de profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), a Universidade Tiradentes (Unit) oferece o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) também na modalidade presencial. Outra novidade é que em conjunto com o Porto Digital, de Pernambuco, os estudantes ingressantes em 2023.1 podem fazer a residência profissional em empresas parceiras da instituição pernambucana.

O coordenador operacional dos cursos de TI, Ricardo Azevedo Porto, conta que uma das principais diferenças no novo curso de ADS é a presença das disciplinas de residência na estrutura curricular. “A disciplina consiste no desenvolvimento de projetos trazidos pelas empresas parceiras para que os alunos do curso junto com os professores e mentores das empresas proponham soluções para problemas práticos. Dessa forma, o curso propõe um ambiente imersivo de desenvolvimento de software para preparar o aluno para o mercado de trabalho”, explica.

Ricardo destaca que a parceria com o Porto Digital vai proporcionar ao aluno o contato com empresas, pessoas e todo um ecossistema inovador. “Isso é importante para os alunos dos cursos de tecnologia porque proporciona a prática profissional desde dos primeiros semestres do curso. E os profissionais já formados podem atuar em diversos âmbitos, seja como gestor de projetos, desenvolvedor de softwares, analista de sistemas, arquiteto da informação, consultor, entre outras funções, a depender do seu perfil, mas sempre garantindo os melhores resultados para as decisões relacionadas à tecnologia”, ressalta.

A projeção foi divulgada pela consultoria IDC Brasil aponta que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve crescer 5% no Brasil em 2023 em relação ao ano anterior, chegando a US$ 80 bilhões. Para a A coordenadora do Unit Carreiras, Ana Paula Morais Lima, esse o momento é o ideal para ingressar nesse segmento 

“É fundamental se parar, fazer uma análise e avaliação da conjuntura ao seu redor, devemos nos manter atentos às tendências do mercado, principalmente em uma situação pós-pandemia. Algumas das tendências que vão bombar em 2023, apontadas pelo SEBRAE, estão relacionadas a contextos tecnológicos, consciência ambiental, clubes, saúde, delivery e infoprodutos”, destaca.

A coordenadora também cita as informações divulgadas em fevereiro de 2022 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde foi divulgado que a taxa média de desemprego no Brasil foi de 13,2% em 2021. Isso indica que a média anual de desempregados ficou em 13,9 milhões de pessoas.

“Contudo no terceiro trimestre de 2022, ainda de acordo com a pesquisa, a taxa média de desemprego no Brasil foi de 8,7%, indicando que a média anual de desempregados caiu para 9,5 milhões de pessoas, indicando uma queda de 4,5%,  o que aponta que o mercado do trabalho tem se reaquecido e vem melhorando gradativamente com o retorno do novo normal. E o mercado da tecnologia é a melhor aposta para quem deseja estabilidade no momento atual”, diz. 

Porto Digital 

O Porto Digital é um parque tecnológico localizado na cidade de Recife (Pernambuco) fundado em 2000 para atuação nas áreas de tecnologia da informação e economia criativa com o objetivo de motivar a retenção de profissionais qualificados na cidade. O polo foi premiado e considerado pela Revista Business Week (2010) como um dos dez locais do mundo onde o futuro está sendo pensado. 

O porto é visto como um dos importantes clusters de tecnologia do mundo e possui certificações e convênios variados que permitem o desenvolvimento de projetos que associam a prática, o ensino e o empreendedorismo. A empresa é referência nacional pela atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e em economia criativa. Sendo o maior parque tecnológico urbano do Brasil, trabalhando com mais de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos governamentais, tem em seu quadro um time de quase quinze mil profissionais e empreendedores. 

 

Leia mais: Unit e Porto Digital: parceria proporciona intercâmbio para alunos de ADS

Compartilhe: