ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Porto Digital: parceria proporciona intercâmbio para alunos de ADS

O curso de ADS, já ofertado em EAD, em 2023 será realizado na modalidade presencial com direito a residência no Porto Digital

às 20h43
Parceria Unit e o Porto Digital
Compartilhe:

Para atender a demanda de profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), a Universidade Tiradentes (Unit), em conjunto com o Porto Digital, de Pernambuco, firmaram uma parceria. O intuito é proporcionar aos estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), ingressantes em 2023.1, residência profissional em empresas parceiras da instituição pernambucana.

A novidade foi apresentada a empresários sergipanos do segmento de TI, além de docentes e gestores da Unit no último dia 13. De acordo com a  pró-reitora de Graduação, professora Arleide Barreto, o encontro realizado no Tiradentes Innovation Center teve como objetivo apresentar a nova roupagem do curso. 

“Tivemos uma reunião com empresários e gestores de TI para mostrar que o curso de ADS em parceria com o Porto Digital é para atender às necessidades das empresas deles. Ou seja, o curso vai preparar e direcionar o profissional para atender as demandas do mercado de trabalho. Então, esses gestores e empresários poderão ajudar a moldar os futuros profissionais formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, explica a pró-reitora.

Segundo a superintendente de inovação e formação do Porto Digital, Marcela Valença, um problema que o mundo inteiro está passando é o déficit quantitativo e qualitativo de mão de obra em tecnologia. “A gente percebe que existe um déficit de profissionais qualificados. As pessoas não estão sendo formadas para aquilo que o mercado precisa. Por isso, investimos na mudança da matriz curricular dando ênfase na residência profissional em tecnologia, para que o aluno possa vivenciar a prática desde o primeiro até o último semestre”, enfatiza a superintendente.

Na ocasião, a presidente da Associação de Gestores de Tecnologia do Estado de Sergipe CIO/SE, Carla Almeida, comentou que esse aprimoramento na grade curricular do curso de ADS vai trazer profissionais qualificados para o mercado de TI. “Esse momento é bastante oportuno para nós, gestores da área de tecnologia, ver a formação do jovem, a formação de capital humano, dos futuros profissionais que vão trabalhar nas nossas empresas, nos nossos órgãos e que, com certeza, vão estar preparados para o mercado de trabalho sergipano que hoje está carente de bons profissionais”, afirma a presidente da CIO/SE, Carla Almeida.

ADS

Na Unit, o curso de ADS tem duração de dois anos e meio e para 2023.1, virá com algumas novidades. Além da matriz curricular totalmente ajustada às necessidades de mercado, com disciplinas de Concepção e Design, Programação e Redes, por exemplo.

Atualmente, a Unit já oferta o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), mas na modalidade de Ensino a Distância (EAD). 

Para conhecer a modalidade presencial em primeira mão, os interessados podem conhecer mais detalhes durante a Feira do Vestibular (Feivest) da Unit no próximo dia 08.

 

Leia mais: Feivest 2022 acontecerá na Farolândia em outubro

Compartilhe: