ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Farmácia da Unit promove aula inaugural


às 18h57
Compartilhe:
O farmacêutico Genivaldo fala sobre as ações da profissão

O farmacêutico Genivaldo fala sobre as ações da profissão

O trabalho de assistência farmacêutica realizado no Case é motivo de palestra para calouros e veteranos, na Unit.

Conhecer desde cedo os meandros e as áreas em que o profissional farmacêutico pode atuar foi um dos motivos para a reunião dos acadêmicos e veteranos do curso da Unit na aula inaugural realizada na noite dessa quarta-feira, no Auditório do Bloco C, no Campus Aracaju Farolândia.

Para falar sobre a contribuição do profissional Farmacêutico no Sistema Público de Saúde, a professora e coordenadora do curso de Farmácia, Sandra Suely Chan, convidou Genival Araújo dos Santos Júnior. O palestrante centrou sua abordagem no trabalho que desenvolve no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe.

Ele explicou aos acadêmicos que o Case é um centro de distribuição de medicamentos de alto custo, sob a responsabilidade do Estado que atende a uma portaria do Ministério da Saúde, voltados para um grupo específico de pacientes. “Para que o paciente seja atendido pelo Case é necessário o cumprimento de etapas, a começar por saber se há o medicamento que ele necessita é fornecido e se ele se enquadra em termos da quantidade fornecida para a sua condição clínica”, lembra o farmacêutico. A partir daí, o médico elabora a documentação com um relatório sobre a doença e sua prescrição. O paciente é submetido a uma perícia no Case. Avaliada a situação do paciente e reconhecida a sua necessidade, o Centro de Atenção à Saúde passa a fornecer mensalmente o medicamento.

Expectativa dos alunos pelas áreas em que o profissional atua

Expectativa dos alunos pelas áreas em que o profissional atua

Genival Araújo aproveitou a ocasião para fazer uma abordagem sobre o que é o componente especializado da assistência farmacêutica mostrando como o profissional pode trabalhar nesse contexto.

“É muito importante que os futuros profissionais conheçam como funciona o sistema do Case que representa apenas uma das muitas áreas para sua atuação”, lembra a professora Sandra Suely.  Em sua opinião, é importante destacar o trabalho de assistência farmacêutica realizado especificamente pelos profissionais da área.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: