ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Letras da Unit comemora 25 anos


às 18h20
Compartilhe:
Convidados e professores compõem a mesa

Convidados e professores compõem a mesa

Para marcar a data, a coordenação do curso, juntamente a professores e alunos, elaborou uma extensa programação cujo início foi marcado com festividades.

 

O clima de satisfação pelo reencontro com mestres que já integraram o quadro docente do curso de Letras pairava entre os participantes da programação de abertura das comemorações dos 25 anos de Letras, ocorrida na noite da sexta-feira, 13, no Teatro Tiradentes.

Na opinião do coordenador do curso, professor Clodoaldo Messias dos Santos a data, especialmente para ele é motivo de alegria duplicada; Primeiro, por ser egresso e depois, por estar no comando das ações pedagógicas do curso que tem importância ímpar na formação dos cidadãos. “Não é fácil um curso chegar aos 25 anos, principalmente em se tratando de uma licenciatura que a exemplo de todas as outras, vem passando necessárias mudanças. Contudo, com a persistência da Unit e com a seriedade do trabalho e a competência dos nossos professores, conseguimos chegar a esta data e traçamos como objetivo, pelo menos, mais 25 anos”, diz o professor lembrando que sem educação e sem professores é impossível a formação do cidadão, principalmente quando se trata de um curso que ensina a língua materna.

Teatro lotado para as comemorações

Teatro lotado para as comemorações

Além das homenagens prestadas a professores que já passaram pela casa e também àqueles que hoje desenvolvem suas atividades pedagógicas dentro da instituição, a programação comemorativa aos 25 anos do curso de Letras foi marcada pela palestra sobre Cibercultura, proferida pelo professor Danilo.

Ao ser homenageada, a professora Ivone Mendonça revelou sua gratidão e o privilégio de ter visto o surgimento do curso de Letras da Unit. “Fui uma das fundadoras, acompanho a distância e tenho muito respeito pelo corpo docente altamente qualificado e comprometido como processo do magistério em nosso Estado, sabendo que esta universidade forma excelentes profissionais para entregar ao mercado de trabalho de Sergipe com o compromisso que a Unit sempre teve em tudo o que realizou e realiza”, pondera a mestra.

O diretor adjunto de Graduação, professor Evandro Duarte, diz que o curso de Letras dinamiza e promove outros processos sociais. “Sua importância é fundamental para educar a população, de uma forma geral. O curso e todos aqueles que estão inseridos no seu processo de desenvolvimento estão de parabéns por terem dado essa contribuição social tão grande para Sergipe”, afirma.

Professora Ivone Mendonça, uma das homenageadas

Professora Ivone Mendonça, uma das homenageadas

“A comemoração dos 25 anos do curso de Letras representa a realização de um sonho que não foi sonhado, porque eu nunca esperei chegar aonde chegamos”, diz, emocionado, o professor Uchôa enfatizando que o sucesso do curso de Letras se deve ao esforço de um grupo de professores heróis por serem dedicados à formação de novos profissionais. “Tenho a felicidade e o orgulho de ver tantos egressos da Unit lecionando nas escolas públicas e particulares”, conclui.

Ao falar sobre Cibercultura o professor palestrante Danilo Maciel Machado mostrou para a plateia outra forma de manifestação da arte literária a partir de elementos da cultura digital. “São experimentos que venho fazendo ao longo dos últimos anos. No Brasil, a experiência em termos de pesquisas dentro da literatura digital é algo novo”, revela o palestrante lembrando que dentro das estruturas curriculares ainda não há algo específico em relação ao tema apresentado.

A programação comemorativa aos 25 anos do curso de Letras prossegue com palestras temáticas que serão proferidas no mês de outubro. Em novembro, para encerrar as festividades a coordenação realiza um seminário interno destinado aos professores e alunos.

Fotos – Marcelo Freitas

 

 

Compartilhe: