ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Pós-Graduação capacita profissionais médicos


às 18h55
Profissionais cirurgiões aprimoram a técnica da cirurgia minimamente invasiva em curso de pós-graduação ofertado pela Unit
Os doutores Marcelo de Paula Loureiro e Sônia Oliveira
Os doutores Marcelo de Paula Loureiro e Sônia Oliveira
Médicos e instrumentistas participam da aula inaugural
Compartilhe:

Capacitar cirurgiões em técnica minimamente invasiva é um dos objetivos específicos da pós-graduação lato sensu que a Unit oferece a profissionais de Saúde.

Coordenado pela médica e professora Sônia Oliveira Lima, o curso tem início no dia 15, porém sua aula magna ocorreu na tarde da sexta-feira, 1º, com uma conferência proferida pelo professor e médico paranaense Marcelo de Paula Loureiro.

Há 15 anos especializado em Cirurgia Minimamente Invasiva, o cirurgião atua no estado do Paraná, mas seu reconhecimento como profissional de excelência na área extrapola as fronteiras nacionais.

O doutor Marcelo lembra que a cirurgia minimamente invasiva é uma técnica que se desenvolve ao longo dos últimos 20 anos. “Ela deu a base para a forma como vem sendo aplicada hoje em dia. Ano após ano, outros elementos se juntam à técnica, tornando a cirurgia cada vez menos invasiva, com maior precisão e melhor resultado geral para o paciente”, explica o médico, que é especializado em Cirurgia Laparoscópica pela Universidade de Bordeaux II.

Essa será a primeira vez que os cirurgiões tanto de Sergipe quanto dos estados vizinhos poderão fazer aqui um treinamento em cirurgia minimamente invasiva.

“É uma parceria de muita validade, uma vez que os nossos cirurgiões, querendo fazer a especialização, tinham de se deslocar do estado”, explica a coordenadora da pós-graduação, professora Sônia Oliveira. A médica destaca que a certificação da Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva tem validação do Instituto Jacques Perissat.

“Conseguimos associar ao produto uma parceria extraordinária com o Instituto Jacques Perissat de Curitiba, que tem um convênio com o Instituto na França”, destaca Marcos Wandir, coordenador da pós. Ele lembra que esse é o primeiro curso de Medicina na pós-graduação lato sensu da Universidade Tiradentes e reafirma a importância da oferta acadêmica pelo vínculo que ela representa com a pós-graduação stricto sensu da própria casa, uma vez que a doutora Sônia é professora do mestrado e doutorado em Saúde e Ambiente. Outro aspecto ressaltado pelo docente é o fato de o curso de pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva representar uma perna na internacionalização.

Compartilhe: