ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso em Radioproteção reúne estudantes e profissionais da área

Fundamentos Físicos da Radiação é tema do primeiro módulo do curso de Extensão

às 19h50
Compartilhe:
Curso de Radioproteção reúne alunos e profissionais da Radiologia

Curso em Radioproteção reúne alunos e profissionais da Radiologia

Alunos e profissionais da área de Radiologia iniciaram na tarde desta terça-feira, 10 de setembro, o curso de Extensão em Radioproteção. A proposta é oferecer aos participantes a noção sobre os riscos da radiação, além de questões de proteção no dia a dia do trabalho. O primeiro módulo sobre Fundamentos Físicos da Radiação foi ministrado pelo professor Dr. Fábio Rolemberg, na sala 26 do bloco F, do Campus Aracaju Farolândia.

“Quem trabalha nesta área sabe que o risco ao qual está submetido com este tipo de fenômeno causa danos ao material biológico. Então é necessário que esses profissionais tenham noção de toda composição do fenômeno, quais as legislações que estão envolvidas, os equipamentos de proteção e como se proteger desse tipo de fenômeno”, salienta o docente.

O curso tem duração de quatro meses e está dividido em quatro módulos. Além dos Fundamentos Físicos da Radiação, os estudantes também discutirão as aplicações das radiações nas diversas áreas da sociedade e desenvolverão uma prática no Centro de Especialidades Médicas da Universidade Tiradentes – UnitMed. “Lá eles farão algumas observações das radiações na área médica”, completa o professor.

Aperfeiçoar os conhecimentos na área radiológica é um dos objetivos do acadêmico de Itabaiana José Elício Neto. O estudante está no segundo período do curso de Radiologia e participou da primeira aula do curso de extensão em Radioproteção. “É importante termos uma noção básica dos riscos da profissão, pois radiação pode ser perigosa”, acredita José Elício.

PARCERIA

Em fevereiro deste ano, a Universidade Tiradentes e o Conselho Regional de Técnicas em Radiologia – CRTR/SE – firmaram parceria. O convênio beneficia mais de mil profissionais inscritos no Conselho em descontos que variam entre 5% e 12% nos cursos de Administração, Biologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Radiologia. Para o consultor de negócios da Unit, Luciano Silva, o curso de Extensão é a oportunidade para que os profissionais se aperfeiçoem ainda mais.

“Essa parceria contribui para trazer ainda mais conhecimento para a área. Todos os anos, quando clínicas, laboratórios e hospitais fazem o programa de proteção e riscos ambientais, eles têm que agregar essas questões. É uma exigência da Delegacia Regional do Trabalho. Então o grande propósito deste curso é unir a teoria com a prática do dia a dia no mercado de trabalho”, informa Luciano Silva.

Compartilhe: