ESTUDE NA UNIT
MENU

Da sala de aula para o mercado: Biomédica conquista vaga de emprego após estágio

Mariana Freitas destaca a importância da formação sólida, da experiência prática e da dedicação como fatores determinantes para sua rápida inserção profissional

às 13h36
Compartilhe:

A transição da vida acadêmica para a profissional é um desafio constante para os recém-formados. Dessa forma, a Universidade Tiradentes (Unit) tem se destacado na preparação de seus estudantes para esse momento crucial, proporcionando não apenas uma base sólida e teórica, mas também oportunidades práticas por meio de estágios que moldam habilidades e competências essenciais. 

Há três meses, a egressa do curso de Biomedicina da Unit, Mariana Freitas, se formou pela Universidade Tiradentes (Unit). Em pouco tempo, ela já conquistou um lugar no mercado de trabalho, atuando na área de formação. Para Mariana, o sucesso é resultado de uma combinação de fatores: a formação recebida na Unit, a experiência adquirida durante o estágio e sua própria dedicação.

“Desde que iniciei o curso, precisei conciliar trabalho e estudos e esse sempre foi o maior desafio. Por esse motivo, tentei aproveitar ao máximo as aulas (principalmente práticas), já que eu não fazia estágio extracurricular devido ao trabalho, e graças aos professores (sempre muito solícitos), consegui aprender o necessário para minha formação”, relembra Mariana Freitas.

Durante seu período como estagiária no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe, Mariana teve a oportunidade de conhecer diversos setores, enriquecendo seu conhecimento e vivência na área. “Conhecemos os setores de triagem, produção e dispensação, laboratório e agências transfusioanais, enriquecendo ainda mais nosso conhecimento e vivência na área de banco de sangue”, destaca. 

Após o estágio, Mariana foi contratada pela empresa que presta serviços ao instituto na área de banco de sangue. Hoje, ela atua como biomédica no laboratório de imuno-hematologia e banco de sangue, realizando exames pré-transfusionais. “Almejo evoluir enquanto biomédica, buscando assim conhecimentos nas áreas de hematologia e banco de sangue”, projeta a egressa de Biomedicina.

Para Mariana, o amor pela área e o desejo de evoluir profissionalmente são os motores de sua carreira. “Sou encantada pela amplitude que a biomedicina nos proporciona”, afirma. Ela destaca ainda o apoio dos professores da Unit, que foram essenciais em sua formação. “O corpo docente foi o diferencial, desde a coordenadora Patrícia, aos professores que despertaram meu interesse pela área”, ressalta.

Ao refletir sobre sua trajetória acadêmica, a biomédica deixa um conselho para os jovens que almejam uma carreira de sucesso. “Devemos aproveitar as oportunidades. Eu nunca tive muito tempo disponível para me envolver em projetos e tudo que a Unit oferecia, mas consegui agarrar a oportunidade que hoje me permitiu empregabilidade. Então, é preciso estar sempre disposto a aprender e dar o melhor de si, seja qual for o desafio proposto”, aconselha.

Leia também: Pesquisa sobre interferência do Estado na vida dos cidadãos abre caminho para mestrado e doutorado

Compartilhe: