ESTUDE NA UNIT
MENU

De aluno a docente de pós-graduação em Citologia Clínica

O egresso de Biomedicina da Unit, Edson Martins, se formou em 2016 e hoje é professor na pós-graduação em Citologia Clínica na Unit.

às 16h37
O egresso de Biomedicina e docente da docente da pós-graduação em Citologia Clínica da Unit, Edson Martins.
O egresso de Biomedicina e docente da docente da pós-graduação em Citologia Clínica da Unit, Edson Martins.
Compartilhe:

Quem imaginou que a curiosidade em ultrapassar a sala de coleta de exames para saber o que tinha dentro do laboratório fosse se transformar em uma história de sucesso. É assim que começa a trajetória do egresso do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit), Edson Martins, que hoje é docente da pós-graduação em Citologia Clínica da Unit.

“Quando comecei a estudar em frente ao Laboratório Central de Biomedicina (UnitLab) fui me aprofundar em saber o que realmente fazia um biomédico. Foi aí que percebi que a profissão se encaixava perfeitamente em minha vontade de buscar o diagnóstico laboratorial e, assim, auxiliar na prática clínica. Descobri também a diversidade de áreas que poderia escolher, pois é uma profissão versátil”, explica.

Com apenas 17 anos, em 2012, Edson ingressou no curso de Biomedicina da Unit e o fato de morar a 35 km de Aracaju, no município sergipano de Itaporanga D’ajuda, não deixava de estar nas aulas todos os dias. “Chegar até aqui não foi tão fácil, morando no interior tinha que usar dois transportes para conseguir chegar à Universidade, o que aumentava o custo dos meus estudos. Para poder concluir, tive que buscar auxílio no financiamento estudantil e às vezes ficava em Aracaju na casa de amigos para dar conta das atividades do curso”, lembra.

O biomédico participou de projetos de pesquisa, extensão e iniciação científica. “Fui pesquisador na iniciação científica e na iniciação tecnológica contemplado com bolsas do CNPQ e FAPITEC. Desenvolvia também projetos na área de Saúde e Ambiente no ITP. Já em projetos extensionistas, participei de ações em saúde em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, além de projetos desenvolvidos nas escolas da rede pública”, afirma.

Edson Martins, concluiu a graduação em 2016 e em 2017 iniciou seus estudos na pós-graduação em Citologia Clínica. “Conciliava trabalho e estudo. No ano seguinte à formatura já estreava no primeiro emprego como responsável técnico no laboratório municipal de Itaporanga D’ajuda. Após concluir a especialização em 2019, iniciei carreira na citologia e hoje atuo como docente na pós-graduação em que me especializei. É uma honra poder chegar até aqui aprendendo e agora levando o conhecimento aos colegas de profissão”, destaca.

“O convite para atuar como docente se deu através da coordenadora do curso de Biomedicina e da pós em Citologia Clínica, Patrícia Almeida. Durante o curso ela foi minha professora, orientadora de TCC e sempre esteve de olho em meu empenho. Assim que recebi o convite para atuar como docente, aceitei e foi uma sensação incrível. Para mim é um imenso orgulho voltar à Unit e ser recebido como docente”, finaliza.

 

Leia também:

Biomedicina in Foco realiza primeiro episódio da série

Compartilhe: