ESTUDE NA UNIT
MENU

De Sergipe para o mundo: Tiradentes Innovation Center chega com a missão de ressignificar a educação

Focado no ED-techs, o Tiradentes Innovation Center tem como foco debater e apresentar soluções para problemas reais do ensino.

às 14h19
CEO do Tiradentes Innovation Center, José Rabelo
CEO do Tiradentes Innovation Center, José Rabelo
Reitor da Unit recebeu os convidados na noite de inauguração do empreendimento
Tiradentes Innovation Center é aberto para todos (Fotos: Ricardo Sá)
Compartilhe:

Um espaço dedicado à criatividade, ao empreendedorismo e inovação. Assim é o Tiradentes Innovation Center (TIC), o mais novo lançamento do Grupo Tiradentes, instalado na Universidade Tiradentes – Unit, campus Farolândia, em Aracaju(SE), que marca uma nova era na educação em Sergipe.

Focado no ED-techs, o centro tem como foco debater e apresentar soluções para problemas reais do ensino.  “Nos últimos dois anos conhecemos diversos centros internacionais, na Finlândia, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos e no Chile. Estamos trazendo o que há de mais moderno e junto estão   empresas ligadas ao vale do silício, a exemplo da Cisco, a líder mundial em TI e redes, Google,  Samsung, investimentos de bancos e outras empresas de tecnologia do país e o braço internacional do nosso  Instituto Tiradentes, em Boston (EUA)”, explicou Domingos Sávio Machado, diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, um dos idealizadores do projeto. 

Em um ambiente de colaboração o TIC alia empreendedorismo de startups com espaços de aprendizagem. A configuração de salas de aulas deu lugar aos laboratórios de aprendizagem, cada um com configuração, tecnologia e metodologia diferentes. “Todos os espaços se comunicam para que haja colaboração, troca de informações e experiências. Isso permite trazer mentores, as empresas que estão ligadas aos parceiros de tecnologia e com isso atrair investidores”, disse Machado.

Segundo o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, com ensino personalizado, o centro de inovação emplaca uma nova visão e uma nova versão da educação com o viés do incentivo ao empreendedorismo para alunos e escolas públicas e particulares. “O que queremos é ressignificar a questão da educação, experimentar, criar algo que incomode o aluno e o professor. É, justamente, nesse incômodo que buscamos respostas para problemas que há décadas estão sem solução. Por outro lado, queremos incentivar as pessoas a não desejarem tudo pronto, mas em criar suas próprias oportunidades, empregos e empresas”, esclareceu.

O CEO do Tiradentes Innovation Center, José Rabelo, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais, confirmou que o TIC já tem uma extensa agenda de fomento ao empreendedorismo no interior do Estado. Esse é um empreendimento para todo ecossistema de inovação.

“Vamos levar informações para todos os municípios sergipanos. Também firmamos parceria com a Secretaria de Estado da Educação com o intuito de expandir a plataforma do Google for Education nas escolas públicas e com isso difundir o uso da tecnologia Google na área de educação. Outro ponto importante é que pessoas e instituições, públicas ou privadas, que tenham projetos podem encontrar parcerias neste espaço, ou seja, este empreendimento é um estímulo ao desenvolvimento econômico com impactos sociais significativos”, finalizou Rabelo.  

Compartilhe: