Manter uma dieta equilibrada e com todos os nutrientes é um grande desafio para a maioria da população. O consumo insuficiente dos alimentos ou a má absorção de micronutrientes, vitaminas e minerais pode causar algumas consequências e impactar a disposição física, a energia e a capacidade mental. As vitaminas e minerais são imprescindíveis para a manutenção do organismo.
Uma das formas para obter os micronutrientes são dietas contendo frutas e vegetais. Segundo estudos, o consumo desses alimentos pode diminuir o risco de doenças, como acidentes vasculares cerebrais, doenças coronárias e síndrome metabólica.
Alguns alimentos ricos em diversos nutrientes podem ajudar a evitar as deficiências. A vitamina A, por exemplo, que ajuda a manter o sistema imune, além de melhorar a visão e a saúde da pele, pode ser encontrada em alimentos coloridos como abóbora, cenoura e couve, entre outros.
Outro destaque é a vitamina C, que possui muitas propriedades antioxidantes, além de ter também ação significativa na luta contra infecções, na cicatrização e na absorção de ferro. Entre os alimentos ricos em vitamina C estão a laranja, pimentão e brócolis, entre outros.
A vitamina D, importante para a regulação do metabolismo ósseo, ajuda a evitar dores musculares e pode ser garantida por meio da exposição solar. Alguns sintomas como dores e fraquezas nos músculos, desmaios e convulsões também podem estar associados com a sua deficiência.
Além das vitaminas A, C e D, outros micronutrientes são necessários para a manutenção de uma vida saudável e melhoria da qualidade de vida da população. Destacam-se o magnésio, potássio, zinco, fósforo e selênio, entre outros.
Veja também: O que é segurança nutricional?