ESTUDE NA UNIT
MENU

Desenvolvimento de tecnologia é tema de Live

A quarta edição abordou o tema ‘Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia de biopolímeros: da pesquisa ao empreendedorismo social’

às 23h41
Compartilhe:

A quarta live do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Tiradentes objetiva divulgar as pesquisas realizadas pelos docentes e alunos. A quarta edição abordou o tema ‘Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia de biopolímeros: da pesquisa ao empreendedorismo social’ e foi transmitida pelo canal da Unit no Youtube.

Professor Marcelo da Costa fez a abertura do evento virtual pontuando que o debate é um espaço de divulgação de pesquisa acadêmica.

“É uma satisfação fazer essa Live e poder divulgar nosso trabalho, levar para nosso aluno conhecimento e os resultados alcançados com as pesquisas. Temos um corpo docente capacitado e empenhado em oferecer o melhor para os alunos”.

Farmacêutica, pós-doutorada e professora da Unit, Patrício Severino enfatizou que a pesquisa é um meio de promover melhorias sociais.

“A gente trabalha na pesquisa para desenvolver melhorias para a sociedade. Os eixos ensino, pesquisa e extensão se complementam e são de extrema importância para o desenvolvimento de onde a Universidade está locada. Nós desenvolvemos produtos que sejam úteis para a sociedade”.

Mônica Felts, farmacêutica e professora da Universidade Federal de Pernambuco, apresentou sua pesquisa com biopolímeros que gera renda para quem realiza a extração do material utilizado.

Pesquisa

Ela iniciou questionando o que o público acredita ser biopolímeros e explicando que a imagem de produto frágil foi modificada porque biopolímeros estão presentes não só na área da cosmética e farmacêutica, mas também na construção civil, arquitetura, indústria de equipamentos.

A pesquisa de Mônica utiliza matéria-prima do cajueiro. Ela detalhou que o processo de extração do material não compromete a produtividade da planta.

“Passamos a olhar pelo foco da agricultura e não só como farmacêuticos. Nosso olhar foi muito com relação à renda, para que as pessoas que trabalham com o produto não ficassem sem renda na entressafra”.

Biopolímeros

Biopolímeros são polímeros produzidos por seres vivos ou obtidos a partir de matérias primas de fontes renováveis, que podem ser encontrados desde a estrutura do DNA até muitos produtos usados para a fabricação de embalagens plásticas.

Para acompanhar a live, clique aqui.

Compartilhe: