Para além dos cursos de nível superior e de toda a estrutura por trás deles, a Universidade Tiradentes (Unit) oferece ao estudante uma série de diferenciais e serviços de apoio que tem o objetivo de apoiar e qualificar o estudante ainda mais em sua jornada acadêmica. Eles estiveram reunidos em uma das torres de apresentação da Feivest 2024, realizada durante todo o sábado, 19, que foram montadas no Minishopping do Campus Farolândia para acolher, informar e direcionar os estudantes para as mais variadas áreas de interesse.
Este primeiro espaço reuniu estandes de informação do Tiradentes Innovation Center, do Unit Carreiras, do Unit Idiomas, da Relações Internacionais, do Unit Esportes, do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) e da Biblioteca Central Jacinto Uchôa, além de um estande dedicado à acessibilidade financeira, que reúne informações e orientações do Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros (DAAF), do Núcleo de Benefícios e de programas de crédito estudantil mantidos por plataformas e instituições.
Um dos estandes que mais chamou a atenção foi o do Unit Idiomas, que oferece cursos de inglês, francês e espanhol com materiais didáticos originais e certificados por instituições da Inglaterra, da França e da Espanha. “O aluno percebe que, em paralelo ao seu curso de graduação, pode se formar numa língua estrangeira, o que vai ajudá-lo muito no mercado de trabalho futuro e na própria graduação, lendo artigos científicos. Eles gostam muito da ideia e ficam muito interessados, foi bem proveitoso”, destaca o professor André Arthur Campos, coordenador do Unit Idiomas.
Outro destaque foi o Tiradentes Innovation Center, que é o centro de inovação voltado para a educação e o empreendedorismo, inclusive com o incentivo à incubação de startups. Ele despertou o interesse de Yasmin Simões Marques, que está concluindo o ensino médio no SESI-CEFEM, em Aracaju. “Eu me interessei principalmente na inovação, porque alguns professores explicaram nas salas que eles estão com esse novo método de ensino. Achamos muito interessante colocar o aluno como centro de tudo na aprendizagem”, diz Yasmin, que considerou a estrutura da Unit como “surreal”. “A gente vai acompanhando e fica cada vez mais interessado, porque são coisas que a gente não costuma ter muito contato”, completa.
No estande de Internacionalização, os alunos ficaram especialmente interessados nas atividades de intercâmbio e mobilidade acadêmica, proporcionadas através de acordos bilaterais e parcerias firmadas pela Unit com mais de 60 universidades e instituições de 19 países. “A gente promove essas atividades tanto através do intercâmbio quanto através da internacionalização do campus. Aqueles alunos que têm interesse em realizar mobilidade internacional podem realizar, mas aqueles que por algum motivo não podem ir podem participar em atividades que a gente promove no campus. Todos os anos a gente recebe diversos professores visitantes do exterior, e alguns cursos com parcerias internacionais”, destaca Wilma Ferreira Cabral, assessora de Relações Internacionais da Unit.
O núcleo Unit Esportes promove e organiza a prática de esportes na instituição, a partir de equipes esportivas formadas por alunos, professores e colaboradores nas mais variadas modalidades. As atividades são desenvolvidas principalmente no Complexo Esportivo Valquírio Correia Lima, dotado de um campo de futebol, uma pista de atletismo, uma academia de ginástica e um espaço aquático com duas piscinas para a prática de esportes aquáticos. “Tudo isso coloca a universidade numa posição de destaque dentro do mercado. O estudante aprende inglês com a gente, viaja com a internacionalização, faz esporte aqui dentro… todos os diferenciais estão interligados”, resume André.
Futebol digital
Em paralelo à Feivest, um evento paralelo mobilizou e atraiu muitos participantes ao Minishopping durante a tarde do sábado: a final do Circuito Escolar de Futebol Digital Unit, promovido pela Federação Sergipana de Futebol Digital e E-Sports (FSFDE). O evento teve a participação de 16 escolas, que inscreveram 128 alunos e fizeram torneios internos para a escolha dos 32 finalistas (sendo dois por escola). Estes, por sua vez, disputam partidas virtuais de futebol em videogames, simulando as jogadas dos craques e astros de times da Europa e do Brasil.
“Quando a gente teve a ideia de levar a inclusão digital para dentro das escolas, a gente montou o evento pensando justamente na instituição de ensino superior. A gente leva ela para as escolas e depois as traz com os alunos para dentro da faculdade. Muita gente que esteve aqui dentro falou que nem conhecia direito a Unit, a instituição. Na etapa final, a gente traz todos os alunos para dentro da faculdade, os patrocinadores, os familiares e os amigos para vir assistir a etapa aqui e aproveitar para conhecer a faculdade. Tem muitos alunos do terceiro ano que estão jogando aqui hoje e no próximo ano vão fazer faculdade. Inclusive, um aluno que foi campeão no ano passado estava dizendo que vai fazer computação aqui na Unit”, conta o presidente da FSFDE, David Matias Silveira, o “Monstro”.
Um dos espectadores foi o servidor público Fabrício Israel Santos da Silva, que acompanhava o sobrinho David Luiz como um dos finalistas do torneio. Ao mesmo tempo, ele relembrava os seus tempos de estudante na Unit, onde fez o curso de graduação em Educação Física. “Acho muito interessante, porque os alunos conseguem jogar o torneio e estar vendo o futuro deles, visto que a maioria deles ainda está no ensino fundamental para alguns do médio. Acho super interessante. E mais porque conheço a Unit e não tenho o que falar dela”, diz Fabrício.
Os vencedores de cada categoria levaram prêmios como videogames de última geração e bolsas de estudo em escolas de idiomas, além de prêmios em dinheiro.
Leia mais:
Estudantes exploram área de Humanas e Ciências Sociais Aplicadas durante a Feivest
Complexo de Especialidades em saúde é um dos pontos que mais chamaram a atenção de estudantes