O workshop realizado no auditório da Reitoria na tarde dessa terça-feira, 28, teve como tema Direitos do consumidor e serviços de telecomunicações. O evento reuniu professores, acadêmicos de Direito e pessoas da comunidade, cujo interesse está voltado para a relação que se estabelece entre quem adquire os serviços e quem os oferece.
“O evento foi pensado em razão do estreitamento das relações entre a Unit e o Procon Aracaju”, revela o professor e coordenador de Núcleo de Práticas Jurídicas, Charles Albert.
A iniciativa representa uma primeira aproximação entre o Procon e a IES sergipana com a perspectiva de que as instituições, num futuro próximo, estreitem parcerias, ampliando assim o atendimento à população.
Egresso da Unit, Igor Lopes responde pela coordenação geral do Procon Aracaju. Durante sua participação no workshop, ele mostrou para os alunos e demais participantes a importância do Procon enquanto órgão administrativo na desjudicialização.
“Por ser um fenômeno, falamos muito na desjudicialização como método alternativo de resolução de conflitos sem necessariamente a parte necessitar acionar o poder judiciário”, explicou Igor, que aproveitou o ensejo para apresentar dados estatísticos contendo índices de resolução de conflitos, não apenas do Procon Aracaju, mas de todas as outras unidades que integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Sua proposta foi de mostrar a importância do órgão na contribuição para que as demandas sejam resolvidas extrajudicialmente.