ESTUDE NA UNIT
MENU

Direito na Unit: alunos iniciam curso de Formação de Conciliadores no TJSE

Curso de Formação de Conciliadores no TJSE é gratuito e voltado exclusivamente para alunos de Direito da Unit e tem duração de 100 horas

às 15h54
A juíza Maria Luiza Mendonça conversou com os alunos selecionados em edital, participantes do curso
A juíza Maria Luiza Mendonça conversou com os alunos selecionados em edital, participantes do curso
Professora Marília Mendonça, a Juíza Maria Luiza Mendonça (TJSE), sua assessora Carla (TJSE) e o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas de Aracaju, professor Charles Albert Leite
Compartilhe:

Por Gilmara Costa e Raquel Passos

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e a Universidade Tiradentes (Unit) realizam mais uma edição do Curso de Formação de Conciliadores, ministrado por especialistas do TJ, habilitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Voltado para os estudantes de Direito da Unit, a edição 2019.1 tem 40 horas de teoria e 60 horas de atividade prática e acontece até próximo dia 20. Ontem, 13, a juíza Maria Luiza Mendonça recebeu os alunos selecionados em edital.

Para o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) de Aracaju, professor Charles Garcia Leite, a intenção é que os futuros advogados se tornem cada vez mais preparados para o mundo judiciário. “Após esta capacitação, os alunos trocarão a sala de aula do NPJ por estágio nos Fóruns dos bairros Santa Maria e Visconde de Maracaju; devidamente supervisionados por professores da Universidade Tiradentes. Dessa forma, o curso de Direito da Unit alia a teoria à prática jurídica de forma efetiva”, afirmou o professor.

Para a estudante do 7º período de Direito da Unit, Suzana Andrade Mendonça, esta é uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre a prática de resolução de conflitos no Judiciário. “O fato de ser uma área de crescimento, a atuação do Direito no futuro foi o que mais me motivou participar do processo seletivo. Iniciamos o curso com a parte teórica, com professores e capacitadores empenhados em nos passar tudo aquilo que é necessário para uma atuação prática. Estou bastante ansiosa para ir aos fóruns e grata pela oportunidade que a Unit e o TJ estão nos proporcionando com esse curso, de forma gratuita, e que só tem a acrescentar na minha formação profissional”, avaliou.

A capacitação realizada pelo TJ/SE possibilita, ainda, que o aluno atue na conciliação realizada no NPJ de Aracaju, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Estado de Sergipe (Cejusc). “É onde temos uma espécie de ‘braço’ da justiça. Neste tipo de atendimento, antes de promover qualquer demanda judicial, sensibilizamos o cliente para verificar a possibilidade de uma composição, um acordo extrajudicial. E ao migrar para o fórum, na parte prática do curso no TJ, os alunos vivenciarão o real e novo cenário da nossa justiça”, destacou Charles Albert.

Compartilhe: