ESTUDE NA UNIT
MENU

Direto da Itália para a Medicina na Unit

O italiano Simone Tinghino cursa Medicina na Itália e durante quatro semanas realizará atividades de pediatria na Unit.

às 12h30
O estudante italiano é supervisionado pelo professor Msc. Marcos Pavione.
O estudante italiano é supervisionado pelo professor Msc. Marcos Pavione.
Supervisora do Internato de Pediatria da Unit, professora Izailza Matos Dantas Lopes
Turma de Medicina no Centro de Simulação Realística da Unit.
Da esquerda para a direita: a presidente da IFMSA Brazil Unit, Sophia Mitidieti, o intercambista Simone Tinghino e o professor Msc. Marcos Pavione.
Compartilhe:

O curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) recebe, neste semestre, o intercambista italiano Simone Tinghino. Ele é estudante na Sapienza Università di Roma e integrante da IFMSA Itália. Durante quatro semanas, o aluno realizará estágio em pediatria, com atividades no Hospital Santa Isabel, DeCós e Centro de Simulação Realística (CSIM) na Unit, no campus Farolândia.

De acordo com o professor Msc. Marcos Pavione, ter um estudante de outra escola médica contribui para o aprendizado da turma. “É muito importante porque ouvimos deles novas experiências e tentamos trazer para a prática daqui. Fora que eu considero uma experiência cultural muito importante para eles, na qual aprenderão uma nova língua, fazendo um networking totalmente diferente do habitual, exercendo papel de independência e liderança”, diz.

No estágio, o estudante que na Itália cursa o 5º ano (10º período) de medicina participa de atividades inéditas. “No ambulatório de Medicina acompanhamos pacientes de cardiologia e no Centro de Simulação Realística, trabalhamos com cenário da vida real de pacientes graves. Então, Simone terá a oportunidade de trabalhar e se preparar para situações que não são comuns de acontecer no dia a dia, como a parada cardíaca em pediatria”, explica.

“Ele tem se desenvolvido bem, é interessado e participa bastante com perguntas, trazendo as impressões dele. Não é inibido e tem aproveitado bastante, não se restringe a ouvir e participa de verdade das aulas. Isso é muito legal”, comenta o professor.

Para a supervisora do Internato de Pediatria da Unit, professora Izailza Matos Dantas Lopes, a experiência é enriquecedora para todos os envolvidos. “A Universidade Tiradentes oferece aos seus alunos a oportunidade de passar um período em outro país, adquirindo conhecimentos e experiências inovadoras no local escolhido por eles, como também recebe alunos externos que desejam ter essa vivência na instituição. Agradeço a Universidade pela oportunidade de receber, como aluno no ambulatório de Pediatria, Simone, um estudante italiano de Medicina que está abrilhantando nossa rotina diária com essa troca maravilhosa de cultura e conhecimentos”, destaca.

Experiência prática

O estudante italiano, Simone Tinghiano, tem aproveitado o estágio na Unit para ter experiências práticas e conhecer mais sobre a cultura do Brasil. “Estou muito feliz por ter escolhido vir para Aracaju. Por ser uma cidade pequena eu tenho oportunidade de fazer parte da cultura do lugar e viver como realmente vivem os brasileiros”, conta.

“Também estou aproveitando muito a experiência na universidade porque é diferente da Itália. O ensino na Itália é mais teórico do que prático. Aqui eu tenho muitas experiências práticas no hospital, ambulatório e enfermaria. Aqui, eu conheço os pacientes muito mais do que na Itália. O que fazemos no Centro de Simulação também é algo muito novo para mim, que eu nunca fiz antes. Então, é uma experiência para tentar coisas diferentes e desenvolver minhas habilidades”, destaca Simone.

IFMSA Brazil Unit

A experiência foi possível por intermédio da IFMSA Brazil Unit. “Temos dois comitês que são de intercâmbio nacional e internacional. Assim, podemos fazer intercâmbios clínicos-cirúrgicos e de pesquisas em instituições brasileiras ou estrangeiras. Estamos sempre lançando editais e para participar não precisa necessariamente fazer parte da IFMSA. É preciso atingir uma pontuação baseada em critérios listados nos editais”, esclarece a presidente do comitê na Unit, Sophia Mitidieri. 

“Atualmente, a IFMSA está em mais de 190 países e 230 escolas de Medicina no Brasil. Então, temos uma gama de oportunidades para os estudantes. São oportunidades para viver uma experiência em lugares variados, de manter contato com os estudantes de intercâmbio e potencializar as habilidades, como o caso de Simone, que não tinha experiência com coisas que vemos na Unit, mas que está tendo um grande aprendizado”, conclui.

IFMSA Brazil

A International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, suprapartidária, organizada e gerida por trabalho voluntário, sendo considerada a maior organização estudantil do mundo, com mais de 1,5 milhão de estudantes filiados. No Brasil, 230 escolas médicas são atuantes na IFMSA Brazil com comitês locais, entre eles, a IFMSA Brazil Unit.

 

Leia também: Alunos de medicina são aprovados para internato nos EUA

 

Matéria atualizada em 10/04/2023., às 16h48

Compartilhe: