ESTUDE NA UNIT
MENU

Disciplina em inglês integra grade curricular do curso de Direito da Unit

Totalmente ministrada em inglês, a disciplina envolve o tributo como instrumento para promover o desenvolvimento econômico, distribuição de renda e desigualdade social

às 21h49
Professor José Gomes participou do projeto Docente Internacional e hoje leciona disciplina em inglês no curso de Direito
Professor José Gomes participou do projeto Docente Internacional e hoje leciona disciplina em inglês no curso de Direito
Compartilhe:

Por Gilmara Costa

Com mais de 30 anos de reconhecimento, o curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) se destaca mais uma vez no ensino superior na área jurídica com a oferta, em sua grade curricular, da disciplina “Taxation and Economic Development”, ministrada totalmente em inglês pelo professor José Gomes, advogado tributarista e doutorando em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Lançada como projeto-piloto no segundo semestre de 2018, a disciplina é disponibilizada como optativa para os alunos por meio do Magister.

Com a inauguração do Tiradentes Institute (2017), centro de estudos em parceria com a Universidade de Massachusetts, em Boston, a Unit vem desenvolvendo um conjunto de ações em busca da internacionalização do ensino e aprendizagem. Como o Projeto Docente Internacional, ação realizada em 2018 pela Coordenação de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, que capacitou docentes de cursos das áreas de Informática, Engenharia, Saúde, além do próprio curso de Direito, representado pelo professor José Gomes.

“Diante das ações de internacionalização da Unit, estruturamos a disciplina. Participei do Projeto Docente Internacional, durante seis meses, para aprofundar a matéria em inglês; preparar o conteúdo programático e, então, oferecer a disciplina aos alunos estrangeiros que nos visitam e aos alunos daqui que desejam fazer intercâmbio, incrementar o currículo e apresentar um diferencial”, afirmou José Gomes. 

Em virtude das diferentes formas de tributação nos países, a disciplina “Taxation and Economic Development” é direcionada ao conhecimento dos tributos como forma de desenvolvimento social. “O Direito é um curso diferenciado, afinal, cada país possui sua legislação. Não adianta abordar Direito Tributário brasileiro e traduzi-lo para o inglês, pois não seria aplicável nem para quem é de outro país, nem para os alunos daqui. Pensando nisso, criamos a disciplina ‘Taxation and Economic Development’, traduzida como ‘Tributação e Desenvolvimento Econômico’, que envolve o tributo como instrumento para promover o desenvolvimento econômico, distribuição de renda e desigualdade social”, explicou o professor José Gomes. 

Após o sucesso da primeira turma, a disciplina agora está disponível na grade curricular do curso como optativa, sem pré-requisitos, sendo apenas necessário que o aluno tenha certo domínio do idioma. “Não precisa ter o inglês avançado, o conhecimento médio da língua estrangeira já ajuda, uma vez que o material disponível é todo em inglês, assim como também são ministradas as aulas”, disse.

Compartilhe: