V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Disciplina fomenta a solução de problemas através do uso da tecnologia


às 19h33
Alunos interagem durante a aula de Project Labs 2
Alunos interagem durante a aula de Project Labs 2
Professor Adolfo Guimarães e o acadêmico Leonardo Ribeiro
Compartilhe:

Com a mudança do currículo dos cursos de Computação e Sistema de Informação a coordenação sentiu a necessidade de criar, no ano passado, uma disciplina em que fosse possível unir todos os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do curso com elaboração de projetos similares aos existentes no mercado de trabalho, capazes de atender às demandas da sociedade.

“Criamos uma metodologia de ensino específica para a disciplina Project Labs I e 2. O objetivo é capacitar o aluno para que ao passar para o segundo módulo esse mesmo aluno possa dar o suporte necessário a que ingressa na disciplina, permitindo assim a continuidade do projeto”, explica o coordenador dos cursos, e professor da disciplina Fábio Santos.

São projetos apresentados por professores e alunos de áreas distintas, aplicados e desenvolvidos por alunos de Computação. Os cursos de Educação Física, Enfermagem, Biologia e Medicina já trabalham em conjunto na busca por soluções através da elaboração de softwares e aplicativos que atendam às necessidades específicas de cada área e aos anseios da sociedade. Dentre as iniciativas merece destaque a criação de uma rede social destinada à área da Educação e de um aplicativo que já foi criado para a utilização por acadêmicos de Educação Física para avaliação de alta performance de atletas.

Adolfo Guimarães, docente responsável pelo segundo módulo da disciplina lembra que a mesma foi criada com propósito de os alunos aplicarem de forma prática o conhecimento adquirido das demais disciplinas ao longo do curso.

“O objetivo é fazer com que os alunos solucionem problemas apresentados pela própria sociedade” explica o professor lembrando que a ideia da criação das duas disciplinas é permitir a continuidade dos projetos. “O aluno da segunda disciplina está habilitado a dar o suporte necessário ao aluno do primeiro módulo”, acrescenta o professor Adolfo.

Para o acadêmico de Sistema de Informação Leonardo Ribeiro das Virgens a oportunidade de contribuir com a execução de projetos que auxiliem a sociedade tem sabor especial. “Aqui temos uma experiência muito diferente do habitual. Representa uma oportunidade única para mim que disponibilizo meu conhecimento, como para quem vai utilizar os recursos tecnológicos que aqui são transformados em ferramentas de consumo”, pondera o acadêmico

Compartilhe: