V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Disciplina online é tema de seminário do Papi

Durante o seminário, estudantes de Enfermagem conhecem novas metodologias das disciplinas online

às 17h54
Compartilhe:
Professor Daniel Neves ministra seminário sobre disciplinas online

Professor Daniel Neves ministra seminário sobre disciplinas online

O Seminário Introdutório das disciplinas online foi uma das atividades que contou com a participação de dezenas de alunos ingressantes no curso de Enfermagem durante o segundo dia do Programa de Apoio Pedagógico e Integração de Calouros – Papi –, nesta terça-feira, 28 de janeiro.  A proposta do seminário é esclarecer a metodologia das disciplinas online e como é desenvolvida no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

“Queremos apresentar aos alunos da graduação a metodologia das disciplinas online. Eles têm momentos com os professores, mas todo o desenvolvimento da disciplina acontece no ambiente virtual”, salienta a pedagoga da Diretoria de Graduação da Universidade Tiradentes e coordenadora do Papi, Michelline Roberta Simões do Nascimento.

Ministrado pelo professor Daniel Neves Pinto, os alunos conhecem o layout do Ambiente Virtual e todas as suas funções, desde o perfil, progresso da disciplina, até o suporte técnico. “O estudante vem de um ensino tradicional, de uma educação presencial e aí ele se depara com uma disciplina semipresencial no seu curso, com uma metodologia diferenciada e inovadora. E para ele existe um estranhamento. Então o seminário é importante, pois esclarece todos os passos que o estudante precisa seguir para garantir a aprendizagem. Temos professores disponíveis em todos os turnos, fizemos slides mais interativos e colaborativos”, afirma a coordenadora das Disciplinas Online Maynara Müller.

Para Juliane Cunha a participação no seminário auxiliará nas disciplinas online

Para Juliane Cunha a participação no seminário auxiliará no seu desempenho durante o semestre

Uma das ferramentas utilizadas desde o semestre passado pelos alunos e que tem contribuído para maior interação dos estudantes é a notificação no AVA toda vez que ocorre atualização. “Passamos a trabalhar pedagogicamente melhor o corpo docente. A comunicação melhorou e o aluno ficou muito mais bem informado”, observa Maynara.

A ingressante de Enfermagem Juliane Cunha acredita que este conhecimento é fundamental para se adaptar melhor às aulas virtuais. “Acho muito importante entendermos para conseguirmos acompanhar e desenvolver ainda mais as atividades”, ressalta Juliane.

O Programa de Apoio Pedagógico e Integração de Calouros segue até a próxima sexta-feira, 31 de janeiro, e contará com visitas orientadas à biblioteca e aos laboratórios específicos de cada curso.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: