ESTUDE NA UNIT
MENU

Diversidade e respeito nas esquinas de Ará: um debate para todos

Vereadora Linda Brasil irá debater acerca da diversidade com enfoque no respeito da liberdade de expressão para as minorias em live da Unit.

às 20h22
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

O debate acerca da diversidade e do respeito às minorias de direito perpassa toda a sociedade. Visando ampliar a discussão sobre o tema, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial – NAPPS – da Universidade Tiradentes convida toda a sociedade para um bate-papo online nesta quarta-feira, 12. Com o tema ‘Diversidade e respeito nas esquinas de Ará’, a live terá a participação da vereadora Linda Brasil. 

O evento virtual será transmitido pelo canal do YouTube da Universidade Tiradentes e terá a mediação da assistente social, gestora do NAPPS e professora da Unit, Kátia Araújo. Ela acredita que o entendimento deixa de ser uma questão legal para ser uma mudança de atitude quando a pauta é levada  ao debate público, justamente com a democratização do acesso à informação.

“Eu vou fazer uma apresentação mais geral da questão do respeito à diversidade tomando como base a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a partir daí eu vou puxando Linda para o debate sobre o papel dos movimentos sociais, o papel que o representante do povo tem nesse sentido”, relata.

Kátia reforça que o debate no encontro online será voltado às violências psicológicas que os grupos socialmente marginalizados sofrem. Além do foco nas problemáticas psicossociais enfrentadas pelos jovens e pela comunidade LGBTQIA + .

“Vamos discutir todas as formas de violência, todas as formas onde o estado não chega e infelizmente outros setores muito difíceis chegam. Estamos vivendo um período bem difícil de pandemia e crise econômica, é preciso muito cuidado porque a população jovem está sendo extremamente afetada por isso”, completa a professora.

Convidar a vereadora Linda Brasil, para a professora Kátia, está relacionado ao trabalho social da mestra em educação e também por conta da militância exercida em prol das pessoas LGBTQIA+. 

“Ela é uma autoridade em relação ao assunto exatamente por ser militante em defesa dos direitos das minorias, me refiro a todas as minorias. As pessoas que sofrem discriminação e preconceito por conta da cor, do gênero, da religião, da forma de se vestir, orientação sexual”, destaca.

A live gratuita será nesta quarta-feira, 12, a partir das 17h30 no link a seguir:

NAPPS

Atualmente, o NAPPS da Unit oferece atendimento aos alunos e colaboradores com deficiências, síndromes, transtornos ou para aqueles que vivenciam situações de conflito que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias.

 

Leia mais:

Compartilhe: