ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente da Unit é a mais nova imortal da Academia Sergipana de Letras

Professora reconhecida no meio universitário,  escritora e pesquisadora, Ester Villas Boas liderou a implantação de cursos de mestrado e doutorado da Unit.

às 17h54
Compartilhe:

Segunda-feira, 1 de março de 2021. A data marca uma nova era na carreira da professora doutora Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do Nascimento, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.

Candidata única, foi eleita para Academia Sergipana de Letras – ASL, para ocupar vaga do acadêmico e ex-governador João Alves Filho, morto em novembro de 2020.  A Prof. Dra. Ester Villas Boas, foi eleita com 32 votos, para cadeira de n. 22, que tem como patrono Martinho Cesar de Silveira Garcez.

“Ingressar na Academia Sergipana de Letras era uma aspiração que nutria desde que comecei a publicar os meus livros. Manifestei este sonho a amiga Maria Luzia da Costa Nascimento, escritora e membro da Academia Sergipana de Letras. Recebi dela forte estímulo que me levou a decidir pela candidatura quando tomei conhecimento da vacância da Cadeira 22, até então ocupada pelo imortal João Alves Filho”, lembra.

A nova imortal revela que foi surpreendida pela boa receptividade na ASL.

“Comecei a fazer contato com as acadêmicas e os acadêmicos que integram o Sodalício e encontrei ambiente favorável ao ingresso de mais uma mulher na Academia. E, com o reconhecimento recebido pela minha obra, conferido pelos nomes mais importantes das letras e da vida intelectual de Sergipe que tem assento na ASL. Estou muito feliz e agradecida!”

A professora reconhecida no meio universitário, notável escritora e pesquisadora, lembra da trajetória acadêmica com emoção. “Depois que retornei do Doutorado em Educação (PUC/SP), em 2005, a Universidade Tiradentes abriu as portas para que eu pudesse afirmar a minha capacidade de trabalho. Deu-me oportunidade como docente, como pesquisadora. Abriu espaço para que fosse gestora, permitindo que coordenasse a implantação do seu Mestrado em Educação. Depois, do Doutorado. Fez de mim a sua Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Na Pró-Reitoria, tive a oportunidade de, junto aos colegas, liderar a implantação de três Mestrados e três Doutorados. Isso elevou a minha autoestima como escritora, como intelectual, permitindo continuar trilhando a opção que fiz quando desenvolvi minha primeira pesquisa em História da Educação”.

“Registro aqui minha gratidão ao Prof. Temisson José dos Santos, de quem recebi o primeiro convite para implantar o Mestrado em Educação. À Profa. Amélia Uchôa, que sempre se mostrou solidária e apoiou muito as minhas iniciativas. E, ao Prof. Uchôa, por sempre liderar a Instituição com firmeza, possibilitando seu crescimento e desenvolvimento, criando as condições de trabalho que eu necessitava. Agradeço também ao Prof. Uchôa que, como membro da Academia Sergipana de Letras, foi muito importante, apoiando e estimulando a minha eleição”, completa.

A posse de Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do Nascimento, que é membro da Academia Sergipana de Educação, deve acontecer no mês de abril, em ambiente virtual.

 

Leia também:

Unit segue com inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado

 

 

Compartilhe: