ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente da Unit integra as Comissões Assessoras de Avaliação (CAA) para o Enade 2014 e o Ciclo Avaliativo do Sinaes


às 19h45
Compartilhe:
Professor Adailton Barroso

Professor Adailton Barroso

O professor da disciplina Metodologia Científica na modalidade EAD, Adailton Barroso, é um dos sete docentes selecionados em todo o Brasil para integrar a comissão assessora de avaliação do Exame Nacional de Desempenho do Estudante – Enade.

Nos dias 11 e 12 de março, ele participa da primeira reunião marcada para acontecer em Brasília, oportunidade em que serão traçadas as diretrizes da avaliação de como será o exame do Enade para 2014, oportunidade em que serão avaliados os cursos de licenciatura.

Segundo o professor Adailton, a comissão trabalha com o biênio 2014/16, período em que a comissão vai assessorar e acompanhar tanto a elaboração, quanto a verificação das questões pertinentes ao Enade.

“A seleção dos membros foi feita após indicação dos professores pelas instituições, para elaboração das questões do exame do Enade. A partir desse grupo de professores são selecionados os membros que compõem a comissão assessora”, afirma o professor Adailton, lembrando que é levado em consideração o perfil do professor, sua titulação e a instituição na qual ele atua. “Nossa indicação representa um ganho para a Unit uma vez que essa escolha leva em consideração o último Enade da Instituição. Foram selecionados dois professores da região nordeste, um do norte, dois do centro-oeste, um do sul e outro do sudeste”, acrescenta.

Para o professor Adailton, o fato de ele fazer parte de uma avaliação que está medindo o perfil dos alunos da licenciatura de todo o Brasil representa um ganho incomensurável.

De acordo com a portaria de nomeação publicada no Diário Oficial da União de 12 de janeiro, além do professor Adailton, pela Unit, integram a comissão os professores: Carla Silvia Pimentel, Universidade Federal de Ponta Grossa; Everaldo Batista da Costa, Universidade de Brasília; Marcelo Cervo Chelotti, Universidade Federal de Uberlândia; Maria Fernanda Abrantes Torres, Universidade Federal de Pernambuco; Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Universidade Federal do Amapá e Paulo Eduardo Vasconcelos de Paula Lopes, Centro Universitário Claretiano. 

São atribuições das Comissões Assessoras de Área em 2014:

– Elaborar as diretrizes e as matrizes de prova para a avaliação dos cursos;

– Acompanhar o processo de capacitação de elaboradores e revisores técnico-pedagógicos de itens;

– Acompanhar a revisão técnico-pedagógica de itens elaborados para o BNI (Banco Nacional de Itens)

– Indicar para homologação os itens que integrarão o BNI;

– Quando solicitado pelo Inep, analisar, após aplicação do Enade 2014, o gabarito preliminar dos itens de múltipla-escolha e os padrões de respostas dos itens discursivos;

– Propor o aprimoramento da avaliação através da elaboração do Relatório Final da Comissão Assessora;

– Quando solicitado pelo Inep, representar a respectiva Comissão Assessora de Área em eventos, cursos e palestras que tratem do Enade 2014.

 

Foto – Marcelo Freitas

Compartilhe: