ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente da Unit passa a integrar Comitê de Assessoramento do CNPq

A Professora Doutora Cristiane Porto irá compor o comitê de Divulgação Científica

às 14h36
Compartilhe:

Desde o dia 1º de outubro, a Professora Doutora Cristiane Porto passou a integrar o Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A docente está entre os mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com a área de atuação e conhecimento. A professora é a única representante de uma Instituição de ensino particular nesta comissão.

O Comitê faz parte da Coordenação do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais da Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais – DEHS e os membros são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo, maior instância de poder decisório do CNPq, a partir de consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional.

“Estou com uma grande expectativa porque é um novo desafio e muita responsabilidade. É uma forma de trazer uma grande visibilidade para a nossa Instituição de ensino e uma forma de conhecermos melhor como são realizadas as seleções de projetos e recursos humanos. Além disso, aprender mais sobre como proceder enquanto pesquisador e, similarmente como avaliador dos pares”, comenta Doutora Cristiane Porto.

Os membros dos Comitês de Assessoramento possuem como atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos. Além disso, deverão ter em conta uma visão estratégica da área, incentivando as pesquisas que representem novos avanços da ciência, bem como as subáreas ou linhas de pesquisa que não estão bem desenvolvidas no país, mas são relevantes para o desenvolvimento científico de sua área.

A integração no comitê tem duração de três anos e segue até o mês de julho de 2021.

 

Sobre a pesquisadora

Cristiane Porto é professora PPG II – I da Universidade Tiradentes e atua como docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Comunicação Social da Unit. É pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – SE. Atualmente está como diretora da Editora Universitária Tiradentes – Edunit e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). É bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. A pesquisadora possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia.

Com grande experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Leitura e Produção de Texto Científico e Comunicação Empresarial, em nível de graduação e pós-graduação, a pesquisadora está dedicada ao estudo de cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso.

Associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – AnPED e, também, na Associação Brasileira de Cibercultura – ABCiber, Porto é membro efetivo da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT– no Comitê Brasileiro 14 – Informação e Documentação.

 

Compartilhe: