ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes e acadêmicos da Unit marcam presença em evento de Antropologia Forense

O Congresso Brasileiro de Antropologia Forense acontece entre os dias 18 a 20 de outubro em João Pessoa, na Paraíba

às 13h00
Compartilhe:

De 18 a 20 de outubro, a cidade de João Pessoa recebe pesquisadores, docentes e estudantes de todo país para o III Congresso Brasileiro de Antropologia Forense e Congresso Brasileiro de Odontologia Legal. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Antropologia Forense e acontece no complexo Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Entre os participantes estão os professores da Universidade Tiradentes, o doutor Erasmo de Almeida e a doutora Suzana Maciel. Além da participação dos docentes, foram apresentados 11 trabalhos realizados por acadêmicos da Unit, sendo três do curso de Medicina e oito de Odontologia. As pesquisas abordaram a aplicabilidade da Antropologia Forense para a estimativa de idade fetal, a atuação do cirurgião-dentista na identificação de vítimas, técnicas de investigação do sexo através do crânio, úmero e fêmur, entre outras temáticas.

“É muito importante a participação e atualização em eventos científicos. Para os alunos é uma experiência excelente para aquisição de conhecimento e enriquecimento do currículo, principalmente com a apresentação de trabalhos. Uma das minhas prioridades e da professora Suzana é justamente incentivar estes alunos a gostarem destas atividades, além de divulgar o nome da instituição de ensino”, declara o professor Erasmo de Almeida.

A temática escolhida para o evento favorece o maior intercâmbio possível por intermédio da troca de experiências, desde a apresentação de casos reais até o andamento de pesquisa e resultados. O grupo de conferencistas é composto de peritos, professores e pesquisadores com grande experiência na área. A professora doutora Suzana Papile Maciel também participará como palestrante do congresso onde apresentará o protocolo de trabalho em Antropologia Forense e a experiência da Bahia e Sergipe.

Lançamento de livro

Já no próximo dia 24 de outubro, na Universidade Tiradentes, acontecerá o lançamento do livro “Técnicas Anatômicas” em Aracaju. Sob a autoria dos docentes da Unit doutor Erasmo de Almeida, doutor Hesmoney Santa Rosa, doutor Francisco Reis e doutor Aderval Aragão, a obra reúne o material produzido por Aldemiro, profissional formado em Medicina, Odontologia e Artes. Com a habilidade, produzia as técnicas anatômicas em acrílico.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre os autores finalizando uma trilogia da história do renomado profissional, reconhecido pela enorme contribuição à Anatomia brasileira. O primeiro livro intitulado “Professor Aldelmiro José Brochado: um Mestre da Anatomia” lançado em 2013, traz uma biografia do autor. Já o segundo, “Iconografia do professor Aldelmiro José Brochado” aborda uma série de documentos do médico.

O lançamento será realizado, das 17h às 19h, na Praça de Alimentação do Campus Aracaju Farolândia da Unit durante realização da 20ª edição da Semana de Pesquisa – Sempesq.

Compartilhe: