ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes representam a Unit em congressos internacionais

Dr. Estélio Dantas e Dr. Richard Cabral levam o nome da Universidade Tiradentes para importantes eventos científicos

às 17h44
Os professores doutores Estélio Dantas e Richard Halti Cabral levam o nome da Universidade Tiradentes, literalmente, para todo o mundo. Em recente viagem, os profissionais renomados participaram da 2ª Conferência Internacional do Mar Morto das Ciências do Desporto e da Saúde, na Jordânia. Os docentes foram os representantes brasileiros no evento.
Compartilhe:

“É muito importante nossa participação em eventos como este porque temos a oportunidade de apresentarmos a Unit para eles e de estabelecermos muitos contatos. Os pesquisadores ficam impressionados com a nossa instituição. Neste evento, por exemplo, fizemos o contato com oito universidades orientais”, salienta o professor Estélio. O docente foi conferencista na sessão principal abordando o projeto desenvolvido na Unit de orientação profissional e descoberta dos talentos esportivos.

“Mesmo sendo um congresso que aborda as ações relacionadas à atividade física e o esporte, fui mostrar a contribuição da medicina em entender quais são os mecanismos que acontecem no corpo humano e que estabelecem os benefícios da atividade física e do esporte”, explica Dr. Richard que proferiu palestra sobre o tema “Formação esportiva e células progenitoras endoteliais”.

“Temos uma preocupação contínua não só com os nossos pacientes, mas principalmente com os nossos alunos, porque é importante estarmos sempre recomendando a prática regular de exercício físico. Na verdade, a gente foi discutir do ponto de vista fisiopatológico quais são os mecanismos moleculares e bioquímicos que explicam todos os efeitos benéficos da atividade física. A ideia disso é poder desenvolver e mostrar aos nossos alunos a importância disso e estimular que a gente desenvolva uma medicina, dentro desse critério, mais humanista e uma medicina preventiva, onde a gente use a atividade física e o esporte não só como o lazer, mas que use como uma terapia para a gente evitar as doenças e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”, acrescenta o médico.

Além das conferências e participação no congresso, os docentes também realizaram visitas técnicas em laboratórios, vila olímpica e no Hospital Universitário, em especial na área de Ciências Básicas. “Foi uma troca de conhecimentos. Observamos bastante para trazermos para nossa universidade as melhores práticas”, observa professor Estélio.

Congresso no México

Outra participação do professor Dr. Estélio Dantas foi no Congresso Internacional FOD “Educação Física, Desporte e Ciências Aplicadas”, no México, evento pela Faculdade de Organização Desportiva e Universidad Autónoma de Nuevo León. O docente participou da conferência de encerramento do evento com a palestra “Novas contribuições e evidências científicas em flexibilidade” e realizou o minicurso sobre flexibilidade. Na ocasião, o docente também falou sobre o lançamento da edição espanhola do livro “Flexibilidade Alongamento e Flexionamento” que acontecerá em janeiro de 2018.

“No congresso também fizemos contato com diversas universidade, duas mexicanas e duas americanas que servirá para o departamento de Relações Internacionais e beneficiará estudantes de todas as localidades, seja para estudar conosco ou enviar nossos alunos a estas instituições de ensino, além dos programas de doutorado”, comenta Estélio.

“Nestes eventos apresentamos nossos trabalhos em condições de igualdade com pesquisadores do mundo todo. Nas conferências magnas, tinham pesquisadores do mundo todo e isso nos agrega muito porque são discutidas as pesquisas mais recentes e poderemos repassar este conhecimento aos nossos acadêmicos”, finaliza.

Compartilhe: